PROVA DE FOGO — James Dashner

Título: Prova de Fogo
Maze Runner #2
Autor: James Dashner
Editora: Vergara & Riba
Ano: 2011
Páginas: 400
O Labirinto foi só o começo... o pior está por vir. Depois de superarem os perigos mortais do Labirinto, Thomas e seus amigos acreditam que estão a salvo em uma nova realidade. Mas a aparente tranquilidade é interrompida quando são acordados no meio da noite por gritos lancinantes de criaturas disformes – os Cranks – que ameaçam devorá-los vivos.
Atordoados, os Clareanos descobrem que a salvação aparente na verdade pode ser outra armadilha, ainda pior que a Clareira e o Labirinto. E que as coisas não são o que aparentam. Para sobreviver nesse mundo hostil, eles terão de fazer uma travessia repleta de provas cruéis em um meio ambiente devastado, sem água, comida ou abrigo.
Calor causticante durante o dia, rajadas de vento gélido à noite, desolação e um ar irrespirável – no Deserto do novo mundo até mesmo a chuva é a promessa de uma morte agonizante. Eles, porém, não estão sozinhos – cada passo é espreitado por criaturas famintas e violentas, que atacam sem avisar.
Manipulação, mentiras e traições cercam o caminho dos Clareanos, mas para Thomas a pior prova será ter de escolher em quem acreditar.

Como vocês viram na minha resenha de Correr ou Morrer, a série Maze Runner era uma das que eu mais queria ler nos últimos tempos, e estava cheia de expectativas. O primeiro livro foi simplesmente viciante, era impossível desgrudar os olhos das páginas! Mas infelizmente não tive (e nem pude ter, para falar a verdade) a mesma experiência com esse segundo volume.

Acabei demorando mais de um mês para ler devido à faculdade, e apesar de ainda seguir um pouco aquela fórmula de cada capítulo apresentar uma surpresa diferente, boa parte de Prova de Fogo acabou sendo lenta, principalmente levando em conta o meu ritmo de leitura. Mas confesso que isso não mudou em nada a qualidade do livro ou da escrita do James Dashner, que segue maravilhosa.

O segundo livro se inicia no mesmo ponto que o anterior acabou. Thomas e os demais Clareanos acreditam que finalmente terão tranquilidade, um lar, reaver suas memórias e até mesmo rever suas famílias. Mas tudo isso começa a ir por água a baixo depois que são acordados no meio da noite por humanos extremamente insanos e desconfigurados: os Cranks. E tudo só piora quando dão de cara com diversos corpos espalhados pelo salão e constatam que Teresa sumiu.

Após muito desespero, eles finalmente têm contato com um representante do CRUEL, que informa que todos eles possuem a mesma doença que aquelas pessoas desfiguradas que estavam tentando invadir o prédio onde estão abrigados, e que para receberem a cura terão que atravessar um deserto em duas semanas, alcançando o Abrigo Seguro.

Claro que você de cara pensa "vish, atravessar um deserto não é fácil" e imagine só um deserto num mundo onde ocorreram explosões solares e com as armadilhas criadas pelo CRUEL. Sim, tudo que parece ruim pode piorar.

Nesta jornada Thomas conhece novas pessoas, e reencontra outras, porém o maior dilema que ele encontra é em quem confiar, já que aparentemente sua melhor amiga é uma traíra. Além do fato de que ninguém sabe se o CRUEL é bom ou mau, e o porquê de todos serem obrigados a passar por estes testes e se vão realmente ser curados ao chegar no tal Abrigo. Isso é, se ele existir.

Cheio de cenas fortes, tristes e algumas até cômicas, recheado de perigos e surpresas, o autor conseguiu avançar ainda mais nos segredos e mistérios que criou em Correr ou Morrer. Quando o leitor pensa que vai conseguir alguma revelação, o que ele recebe é mais mistério e nossa, isso é maravilhoso!

Agora estou doida para ler o terceiro e último livro da trilogia! Além claro que assistir o filme que estreia agora dia 18 de setembro. Apesar de que tudo indica que o filme vá ser bem diferente do livro, como aconteceu com Correr ou Morrer, esse filme tem tudo para ser maravilhoso!


MINHA CLASSIFICAÇÃO:

Série Maze Runner:
1. Correr ou Morrer
2. Prova de Fogo
3. A Cura Mortal
4. Ordem de Extermínio

7 comentários

  1. Eita quanta emoção hein. Já tinha ouvido falar da série, mas nunca parei pra ler nada a respeito e tudo que quero agora é ler esses livros ho, ho. Contudo acho a série meio grandinha e como não sou muito de lê-las acabarei deixando pra depois. Mas o filme assim que lançar já estou assistindo ha.

    Inquietudes Secretas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Liih!
      Leia siiiiiiiiim! É uma série maravilhosaaaaa! Você vai adorar!
      O filme é bem diferente do livro, mas mesmo assim é muito bom, hehe.

      Excluir
  2. Ah eu vi o primeiro filme sobre o livro e adorei! Me animei para ler os livros da série <3
    Beijo

    Dicas para Todas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia sim Mari! O filme é muito bom, mas bem diferente do livro... garanto que os livros você vai amar ainda mais!

      Excluir
  3. Oi Jéssica!
    Tambem amei o primeiro volume e to doido pra ler o próximo, o filme ja ta ai e tenho que agilizar!. Amei sua resenha, acho que vou gostar tambem.
    Abraço!
    Leitura Fora De Série

    ResponderExcluir
  4. Oi, xará! Tudo bem? Que bom que a experiência da leitura de "Prova de Fogo" foi bacana com você! Eu também gostei do livro, mas confesso que ainda prefiro o primeiro. Acho que o James Dashner não deixou a história tão frenética quanto eu queria e o que ele fez com a Teresa não foi algo que eu curti. Já li "A Cura Mortal" e acho que o desfecho da trilogia foi o pior livro da série, mas espero que a leitura seja melhor com você. Sobre o filme, estou naquela expectativa e já fiquei arrepiada com o trailer! Espero que a adaptação seja tão boa ou melhor do que estão prometendo! Bjs
    Jéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, dica, sugestão ou resposta ao post.
Um abraço, e volte sempre <3