Proibido — Tabitha Suzuma

Título: Proibido
Autor: Tabitha Suzuma
Editora: Valentina
Ano: 2014
Páginas: 304
Ela é doce, sensível e extremamente sofrida: tem dezesseis anos, mas a maturidade de uma mulher marcada pelas provações e privações da pobreza, o pulso forte e a têmpera de quem cria os irmãos menores como filhos há anos, e só uma pessoa conhece a mágoa e a abnegação que se escondem por trás de seus tristes olhos azuis. Ele é brilhante, generoso e altamente responsável: tem dezessete anos, mas a fibra e o senso de dever de um pai de família, lutando contra tudo e contra todos para mantê-la unida, e só uma pessoa conhece a grandeza e a força de caráter que se escondem por trás daqueles intensos olhos verdes. Eles são irmão e irmã. Com extrema sutileza psicológica e sensibilidade poética, cenas de inesquecível beleza visual e diálogos de porte dramatúrgico, Suzuma tece uma tapeçaria visceralmente humana, fazendo pouco a pouco aflorar dos fios simples do quotidiano um assombroso mito eterno em toda a sua riqueza, mistério e profundidade.

Este é mais que um livro polêmico, é uma obra extremamente dramática que eu tive o prazer de ler, e sentir quase na pele o drama vivido pelos irmãos Lochan e Maya. O livro começa com uma narrativa de primeira pessoa, alternando entre os dois, apresentando claramente os sentimentos, medos e perspectivas, apontando o ponto de vista dos personagens.

Lochan que desde o inicio foi um filho indesejado, tem 17 anos e teve que amadurecer o mais rápido possível junto com a sua irmã mais velha, Maya para criar seus três irmãos, Kit, Willa e Tiffin. O pai os abandonou quando eram pequenos e a mãe ausente só pensa em “aproveitar a vida” com álcool e seu amante. Com a rotina de dar café da manhã para as crianças todos os dias, arruma-los para ir pra escola, cuidar de todos os deveres de casa, Lochan e Maya acabam se tornando “pais” de seus irmãos menores. Com a falta de estrutura familiar, preocupações diárias com as crianças, contas a pagar, e a fuga constante do serviço social, eles se sentem esgotados e a única coisa que eles tem é um ao outro.

Os dois desde muito novos, sempre foram muito unidos, e sempre tiveram um carinho especial um pelo outro. Maya muitas vezes descreve que Lochan é seu melhor amigo, e porto seguro. Segundo ela, eles nunca foram somente irmãos, e o ama mais do que qualquer pessoa no mundo. Lochan não é diferente. Apesar de sofrer crise constante de pânico, e ter diversas dificuldades para se socializar fora de casa, ele mostra o seu melhor lado para Maya que é a sua alegria. Bastou uma dança, um toque, um olhar diferente para que ambos admitissem aquele sentimento que talvez estava guardado há tantos anos.

Palavras me faltam para descrever o que essa obra me causou. Incesto, um tema tão difícil de ser abordado. Confesso que nunca li nada como esse livro, e o tema aparentemente me deixou bastante curiosa. É incrível como a autora consegue descrever os sentimentos de Lochan e Maya com tamanha sensibilidade, sutileza e humanidade. É um livro bem escrito, com os personagens bem elaborados a ponto do leitor entender afundo tudo que se passa.

Quando comecei a ler não passava pela minha cabeça que esse livro ia me deixar tão reflexiva e ouso a dizer até “perturbada”. Quando terminei não conseguia dormir, pensando em uma frase que o livro cita:  

“ Você pode fechar os olhos para as coisas que não quer ver, mas não pode fechar o coração para as coisas que não quer sentir". 

Muitas vezes a “ sociedade” é egoísta e define como as pessoas devem viver, como deve agir, e a quem devem amar. E Tabitha nos presenteia com o outro lado da moeda, nos fazendo refletir que talvez em certos pontos a vida consegue ser “injusta” com quem acidentalmente se apaixona. Maya e Lochan é um casal extremamente apaixonado, com sentimentos completamente inocentes e é quase impossível não torcer pelo casal. Super recomendo essa leitura, com certeza já entrou pra lista dos meus preferidos.

Não julgue antes de ler, pois você pode se surpreender.  


MINHA CLASSIFICAÇÃO:

Me acompanhe nas redes sociais:

26 comentários

  1. Que capa maravilhosa! E amei sua resenha!
    Adorei a indicação <3
    Beijo

    Dicas para Todas

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    Ja faz um tempo que quero ler esse livro e agora fiquei com mais vontade ainda. espero gostar assim como voce!
    Abraço!
    Leitura Fora De Série

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia, leia, leia por favor leia kkkkkkk
      Obrigada pela visita, beijos

      Excluir
  3. Gosto de temáticas polêmicas e esse livro chama muito minha atenção. Gostei muito da sua resenha, você trouxe os pontos forte da obra e me deixou com muita curiosidade sobre a leitura. Essa frase é realmente impactante.

    Obrigada pelo carinho. Beijos :*
    Claris - Plasticodelic

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Claros. Owwn, que elogio maravilhoso. Muito obrigada, fico muito feliz que tenha gostado.
      Beijos e volte sempre.

      Excluir
  4. Adoro livros polêmicos *-*
    Me chamou muito a atenção \o/ Já quero ler!
    www.iamcamilakellen.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    Esse livro sempre causou muita polêmica, a verdade é que me recuso a ter uma opinião antes de ler a obra, que muitos ja consideraram como forte e pungente. Morro de curiosidade para ler o livro, mas ainda não tive oportunidade.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie querida. Acho que vc vai gostar sim. Quando ler venha aqui me contar o que vc achou.. beijos

      Excluir
  6. Oii Jéssica, tudo bom?
    Adorei saber um pouco mais sobre esse livro, fiquei muito curiosa com a leitura.
    Um beijo
    Katrine Bernardo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Katrine. Obrigada pela visita, volte sempre!

      Excluir
  7. Amei a resenha e essa capa é um charme *--*
    Beijokas da Carol e Camila:*
    Vamos Papear 

    ResponderExcluir
  8. Primeiro como é que faz pra não se apaixonar pelo seu blog tão fofo? ♥ Tô apaixonado ever nele. rsrsrs! Sobre o post, ta lindo e eu adoro livros com essa temática e narrativa em primeira pessoa. bjoookas. ♥

    http://www.garotosmodernos.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Owwwn meu Deus mas que fofo! Ficamos muito felizes com seu comentário, que bom que vc gostou hehe. Muito obrigada pela visita e volte sempre. Beijos

      Excluir
  9. Oie, Jéssica! Já ouvi falar muito do livro e, apesar do tema polêmico, a maioria das reações são positivas e apoiam o doce romance que se desenvolve entre os jovens. Eu fico curiosa e desejo ler, pois, como você antes de lê-lo, também nunca li nenhum livro sobre incesto.
    Bjus
    Anna - Letras & Versos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anna. Pois então leia. É sempre bom ler coisas diferentes, nos surpreende demais. E faz com que a gente melhore em alguns aspectos hehe.
      Beijos querida

      Excluir
  10. Oi, tudo bem?
    Esse livro tem opiniões bem claras pelo que li em resenhas e assisti em vídeos, ou você ama o livro, ou odeia. Já me interessei pela leitura, um dos motivos é que nunca li sobre incesto e tenho curiosidade com esse assunto. Mas não sei como reagiria, acho que seria igual você, não iria nem conseguir dormir.
    Beijos, lendocomabianca.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bianca é bem isso mesmo. Ou vc ama ou vc odeia. Eu amei *-*
      Obrigada pela visita.

      Excluir
  11. Olá, tudo bem?
    Guria, toda vez que venho aqui o layout mudou, rs. E fica cada vez mais lindo, adorei!
    Quanto ao livro... Faz muito tempo que quero lê-lo, acho que apesar de ser um tanto perturbador, parece ser um ótimo livro. Está na minha lista para a black friday!
    Beijos <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Owwwn que fofa meu Deus.
      Muito obrigada e que bom que vc gostou!
      Compra, vc não vai se arrepender :)
      Beijos

      Excluir
  12. Oi Jéssica!
    Nunca li nada com incesto, fico com vontade de conhecer esta obra. Ótima dica, parece ser bem emocionante e nos permitir refletir muito! :)
    beijos ♥
    nuclear--story.blogspot.com | Participe do sorteio

    ResponderExcluir
  13. Oi Jéssica!
    O tema do livro é polêmico mesmo, mas pelo jeito é melhor ler antes de opinar. Depois da sua resenha, eu quero ler!

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  14. Jéssica, estou super animada para ler esse livro, pedi esses dias para a editora e mal posso esperar!
    Beijos
    http://www.gemeasescritoras.com/

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, dica, sugestão ou resposta ao post.
Um abraço, e volte sempre <3