ORGULHO E PRECONCEITO — Jane Austen

Título: Orgulho e Preconceito
Autor: Jane Austen
Editora: Martin Claret
Ano: 2013
Páginas: 304
Na Inglaterra do final do século XVIII, as possibilidades de ascensão social eram limitadas para uma mulher sem dote. Elizabeth Bennet, de vinte anos, uma das cinco filhas de um espirituoso, mas imprudente senhor, no entanto, é um novo tipo de heroína, que não precisará de estereótipos femininos para conquistar o nobre Fitzwilliam Darcy e defender suas posições com perfeita lucidez de uma filósofa liberal da província. Lizzy é uma espécie de Cinderela esclarecida, iluminista, protofeminista. Neste livro, Jane Austen faz também uma crítica à futilidade das mulheres na voz dessa admirável heroína recompensada, ao final, com uma felicidade que não lhe parecia possível na classe em que nasceu.
Li esse livro há quase um ano, tinha começado a resenha e esquecido ela nos rascunhos, acreditam? E olha que eu amei esse livro! Acho que o problema foi minha insegurança ao falar sobre um clássico como esse.

Portanto queria dizer algumas coisinhas antes de continuar: Não sou nenhuma especialista em literatura, nem moderna, nem clássica, nem da língua portuguesa, muito menos da inglesa, por isso avalio todos os livros que leio de acordo com meu gosto particular, o que não quer dizer que o livro é bom ou ruim, e sim se gostei ou não. Ok?

Orgulho e Preconceito narra a vida da família Bennet, formada por um casal e suas 5 filhas, em especial a mais velha, Jane, e a segunda filha do casal, Elizabeth, que veem suas vidas e a de toda a região ficarem extremamente agitadas com a chegada de um rico rapaz e sua irmã mais nova à Hertfordshire, vindos da capital.

Pensando no futuro de suas filhas, Senhora Bennet deseja que uma de suas primogênitas conquiste o coração do jovem Mr. Bingley, que poucos dias após sua chegada já é admirado e disputado por toda a cidade devido não só a seu dinheiro, mas também a sua cortesia e simpatia com todos os moradores. Ao contrário dele, está seu amigo ~ainda mais rico~ Mr. Darcy, que mal chega a cidade e já se torna alvo das mais variadas fofocas envolvendo principalmente sua aparente antipatia e desinteresse em interagir com aquele povo.

Elizabeth, a nossa Lizzie, é com certeza a pessoa que mais faz campanha contra Darcy na cidade. Baseada nas histórias contadas pelo ex-melhor amigo dele, Mr. Wickham, também recém chegado, ela tem uma imagem completamente negativa do jovem rapaz, julgando-o egoísta e injusto, além de toda a antipatia já anunciada. Mas ela só conhece uma versão dos fatos, e quando conhece Darcy melhor, acaba tendo várias surpresas quanto ao seu passado e verdadeira personalidade.

Aliás, a personalidade, inteligência e alegria de Lizzie é o foco principal da história. Em uma época onde as mulheres eram tão pouco valorizadas, eram até mesmo impedidas de ter opinião própria, a personagem tem que lidar com problemas gerados pela falta de educação, a moral, e o casamento na sociedade em que vive.

E é maravilhosa a maneira como a autora conseguiu, em pleno século XIX,  retratar tão bem a sociedade não só da época, mas também atual! Onde caráter muitas vezes é confundido com dinheiro, e vice-versa. Onde as famílias torcem para que suas meninas consigam conquistar homens ricos, e não um trabalho que proporcione para elas uma estabilidade financeira. Onde mulheres são impedidas de ter opinião própria e não só isso, tem que conviver com medo sobre o que pode acontecer com ela em uma sociedade tão machista.

Orgulho e Preconceito foi um dos primeiros romances históricos que li na vida - se não o primeiro - e apesar do ritmo lento da narrativa, dos fatos que parecem ocorrer aos poucos, me deixou extremamente encantada. Não preciso nem dizer que me apaixonei pela história, pela personagem principal e pelo romance, até porque eu esperava uma coisa completamente diferente e um tanto mais melosa. Mas Jane Austen me surpreendeu positivamente e eu simplesmente TENHO que ler mais obras da autora, o mais rápido possível! (Aceito todas de presente, haha)


MINHA CLASSIFICAÇÃO:

14 comentários

  1. Amei sua indicação! É um livro que quero ler tem um tempinho já! Ótima resenha <3
    Beijo

    Dicas para Todas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia sim Mari, é um clássico maravilhoso e que tem muito a ensinar, ainda mais para nós mulheres!

      Excluir
  2. Não posso falar muita coisa sobre esse livro, sou suspeita! É um dos meus favoritos <3 Eu sou completamente apaixonada pela história, os personagens, a época em que se passa... enfim! Amei a resenha <3 Um beijo : *

    www.fleurdelune.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Own, que amorzinho Lettícia!
      Fico feliz que gostou da resenha, principalmente porque é tão fã do livro!

      Excluir
  3. Olá!
    Li esse livro ano passado tambem mas tenho que reler pois li muito rápido. Gostei da sua opinião, o livro é lindo mesmo :)
    Abraço!
    Leitura Fora De Série

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah mas é mesmo Guilherme, esse livro não pode ser lido muito rápido, hehe.

      Excluir
  4. Oiee
    Tudo bem?
    Adoro esse livroo
    É incrível
    Darcy *0*
    Adorei a resenhaaa
    Beijinhos Screepeer
    http://screepeer.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bom?
    Nunca tive coragem de ler os livros da Jane Austen, por medo de achar a narrativa difícil e por não gostar de romances históricos.
    Mas você gostou bastante, não é? Quem sabe eu tente ler as obras dela, tomara que eu consiga!
    Beijos, lendocomabianca.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bianca!
      Acho que a escrita não é um problema, apesar de antiga, não é uma escrita muito complexa. Por exemplo, achei bem menos complexa que alguns clássicos da literatura brasileira.
      Dê uma chance à autora, ela merece!

      Excluir
  6. Poxa, acho que sou a unica pessoa no mundo que ainda não leu e nem viu o filme :/ acho que tenho que mudar isso logo porque parece ser incrível ♥
    Ótima resenha, parabéns pelo blog :*
    http://sorvete-literario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Essa história da Jane é uma das minhas preferidas.
    Li duas vezes ♥

    Parabéns pelo blog
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai que bom que gostou amore!
      Quero muito ler outros livros da autora <3

      Excluir

Deixe aqui seu comentário, dica, sugestão ou resposta ao post.
Um abraço, e volte sempre <3