One Movie a Week #08 — 2ª Guerra Mundial.

Preciso nem dizer aqui, mais uma vez, que o período da história que eu mais gosto de estudar, ler sobre, pesquisar, etc é a Segunda Guerra Mundial, não é mesmo? Como disse neste post aqui, a maioria dos meus livros favoritos - tanto ficção quanto não-ficção - tratam desse período da história. Aliás, no caso de filmes esse número é bastante significativo também, bem menor, porém qualquer um que tratar dessa temática ou época, irá chamar minha atenção.

Como em setembro a 2ª Grande Guerra irá completar 70 anos de seu final, resolvi fazer um pequeno e pessoal "especial" sobre isso, através dos filmes - até porque não dava pra fazer com livros porque estou beeeem sem tempo para ler. Por isso queria ver e deixar aqui pra vocês 3 filmes incríveis que assisti neste último mês, dentro desta temática. Aliás, pretendo assistir mais alguns, porém estava tão ansiosa para publicar que, caso eu consiga assistir mais algum, vai ficar para outro post, hehe. 


29. A Lista de Schindler (Schindler's List - 1993).
Creio que este é um dos maiores clássicos sobre a II Guerra e um dos mais elogiados (ganhou o Oscar de Melhor Filme e rendeu o de Melhor Diretor para Spilberg), mas apesar da curiosidade, eu nunca tinha assistido. É baseado em fatos reais, e confesso que achei o começo muito parado. A personalidade de Schindler "naquela época" também não ajudava: o cara era realmente muito interesseiro. Mas com o passar do filme ele foi adquirindo e demonstrando muita humanidade, e não é a toa que essa figura é tão homenageada até hoje: pra quem não sabe, Schindler salvou aproximadamente 1.200 judeus durante o holocausto, boa parte do tempo fingindo que estes trabalhavam em sua fábrica, que não dava nenhum lucro e pagava de seu próprio bolso tudo que estes precisavam. O que mais gostei na história foi que ele sempre esteve "debaixo do nariz" do governo alemão (Schindler era membro do Partido Nazista e havia sido espião para o governo Alemão), se arriscando ao extremo. Porém deu tudo certo e deu origem a essa história e filme maravilhosos! 5 estrelas e favorito.


30. Anne Frank: Uma Biografia (Anne Frank: The Whole History - 2001).
Pausa para o momento informativo: 1. Este filme na verdade era uma mini série de dois episódios exibida pela ABC; 2. Esse filme não foi baseado em O Diário de Anne Frank, e sim em Anne Frank: Uma Biografia, da autora Melissa Muller; 3. A Instituição Anne Frank não reconhece a veracidade dos fatos apresentados.
Estes dois últimos fatos me deixaram um pouco dividida entre amar ou odiar esse filme, já que alguns fatos são apresentados de maneira diferente que do diário. [Pode ser um SPOILER] O beijo entre Anne e Peter que a gente sempre ficou esperando no livro, no filme aconteceu [/SPOILER], além dos fatos ligados à vida de Anne no campo de concentração que foram apresentados com base em pesquisas realizadas pela autora do livro. Mas sempre existiram aqueles boatos de que o Otto censurou alguns fatos do diário, não é mesmo?
Em meio a todos os questionamentos, foi sim um filme envolvente e que ao final conseguiu chocar e me emocionar muitíssimo! Então adivinhem? No final das contas e apesar dos poréns, eu não poderia odiar um filme que me emocionou tanto! 4 estrelas.


31. A Queda: As Últimas Horas de Hitler (Der Untergang - 2004).
Confesso que não gostei tanto assim desse filme. Esperava que ele fosse um pouco mais voltado para a personalidade do Hitler (apesar de apresentar sim algumas coisas, como o quanto ele era até "carinhoso" com suas funcionárias e a Eva Braun), mas acabou sendo realmente um filme sobre guerra (nem exatamente sobre a 2ª Guerra, mas sobre os bastidores de uma Guerra, que até certo ponto poderia ser qualquer uma). Mas as pinceladas de emoções e fatos chocantes - como as pessoas que se suicidaram porque se recusavam a viver num mundo onde a raça ariana não fosse soberana/sem o nazismo e o momento em que a cachorrinha do Hitler é morta, e ele não consegue observá-la morrer (P*TAQUEP*RIU VOCÊ MATA MILHARES DE JUDEUS E A CADELA MESMO NÃO CONSEGUE VER MORRER??????) - a atuação maravilhosa do ator que interpretou o Führer e a produção excelente, fizeram o filme valer muito a pena. 4,5 estrelas.

Quem aí já assistiu algum destes filmes? Não deixe de me contar aí nos comentários o que você achou, ein? E ah, me indiquem outros filmes sobre este mesmo tema, porque estou super animada para ver muitoooos, haha.

29 comentários

  1. Ameiiiiii o post, quero ver todos! Também acho muito interessante essa temática xarazinha.
    Eu vi o menino do pijama listrado (um dos filmes mais tristes que eu já assisti).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tem que assistir, amiga! Principalmente A Lista de Schindler! É MARAVILHOSOOOOOOO!
      Já assisti O Menino do Pijama Listrado, é um dos meus filmes favoritos sobre o tema também! Fora o livro que é um dos amores da minha vida, haha <3

      Excluir
  2. Oi, tudo bem?
    Também adoro coisas relacionadas a Segunda Guerra, tenho muita curiosidade em ler Anne Frank! A Queda eu assisti no escola e adorei.
    Beijos, lendocomabianca.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério que ainda não leu Bianca? :O
      Pois leia, é muuito bom, sensível e tocante!
      Mas não vá esperando muitos detalhes sobre a Guerra. Mas isso não deixa a história menos encantadora, hehe.

      Excluir
  3. Oi, Jéssica!
    Também tenho um fascínio muito grande por esta época, em parte porque acho importante lembrarmos tudo que de terrível aconteceu, mas também é muito bom ver tantas histórias lindas de pessoas corajosas que arriscaram suas vidas para ajudar quem precisava.
    Enfim, amo estes três filmes, e se você não assistiu ainda, um bacana que eu vi alguns meses atrás no Netflix foi "A história de Irena Sendler", história verídica e estrelado pela Anna Paquin. Vale a pena!
    Esta é minha primeira visita aqui, parabéns pelo blog, ele é muito bacana, já estou seguindo!
    Beijinhos,
    Alice
    www.wonderbooksdaalice.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alice! Seja bem vinda ao blog, amore! E fico muito feliz que você tenha gostado!
      Exatamente por isso acho tão importante estudarmos esse período da História: para que isso não volte a acontecer nunca mais. Eu particularmente gosto de me emocionar com essas histórias, por isso quanto mais drama, mais eu gosto, hehe.
      Ah eu não conhecia esse filme não! Vou anotar aqui e se der, logo logo assisto!

      Um beijão!

      Excluir
  4. Olá,
    Sou fascinada por livros da Segunda Guerra Mundial, apesar de NENHUM superar As Mulheres do Nazismo, mas não cheguei a ver nenhum filme sobre o assunto. Então obviamente favoritei o post, sério, e vou conferir as dicas com mais calma. Me interessei muito por elas.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Inês!
      Fiquei muito feliz em saber que gostou tanto do post! Recomendo TODOS! Já assisti mais alguns sobre o tema, e te indico também O Menino do Pijama Listrado e O Pianista (esse é um super clássico, você tem que assistir, é maravilhoso!). E quero muito ler As Mulheres do Nazismo! Tenho uma pequena coleção de livros sobre a 2ª Guerra e quero muito aumentá-la, hehe.

      Excluir
  5. Oi Jéssica,
    antes de mais nada queria dizer que achei seu blog MA-RA-VI-LHO-SO *-* também adoro estudar a Segunda Guerra Mundial, mas apesar disso acho que nunca assisti muitos filmes sobre o assunto. Adorei suas indicações, em especial Anne Frank: Uma biografia que eu pretendo assistir muito em breve.

    Beijos,
    Bia.

    www.nasuaestanteblog.blogspot.com | @NaSuaEstante_

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bia! Ai fico tão feliz que tenha gostado do blog *-*
      Assista sim! Como disse não é baseado exatamente no diário, mas é até mais emocionante, parando pra pensar.

      Um beijo!

      Excluir
  6. Oii Jéssica!
    Na verdade não sou muito fã desse período da história do mundo, meio que tento evitar filmes que tratam de assuntos como guerras e não li nenhum desses livros que você apontou acima, porém tenho muita curiosidade em conhecer O Diário de Anne Frank, não sabia que havia uma biografia sobre Anne Franck, aliás, achei que o diário já fosse meio que uma biografia, mas enfim fiquei muito curiosa sobre este filme.
    E já que estamos falando da Segunda Guerra tem dois livros que também falam sobre ela (bem por cima, acho) que é A Menina que Roubava Livros (tem filme! :D), O Menino do Pijama Listrado (que também tem filme) e acho que O Capítulo de Julian, que é um livro, fala um pouco sobre isso (eu até chorei e recomendo).
    Enfim, mesmo não gostando muito do tema, acho muito legal se informar sobre esse período e gostei bastante de sua postagem :D
    Estante de uma Fangirl

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dani!
      Poxa, mas eu até te entendo. São histórias muito tristes, não é todo mundo que gosta, né?
      O Diário de Anne Frank foi escrito por ela, então é mais ou menos uma biografia, porém ela pode não ter escrito tudo nele ou omitido alguns fatos, sabe? (Além de que dizem que o pai dela censurou algumas coisas na hora de publicar). Fora que ele só conta o período dela no esconderijo e um pouquinho antes. Nessa biografia a autora realizou uma pesquisa pra descobrir outros fatos sobre a vida dela, inclusive o que aconteceu com ela nos campos de concentração.
      Eu já li e assisti A Menina que Roubava Livros e O Menino do Pijama Listrado, inclusive eles são um dos meus livros favoritos! Esses que indiquei são os últimos que assisti mesmo. O Capítulo de Julian eu nunca li, vou colocar na wishlist do Skoob, hehe!

      Um beijão e obrigada pelo comentário!

      Excluir
  7. tenho um trabalho pra fazer sobre a 2º Guerra , nossa os depoimentos das pessoas da Lista de Schindler é muito triste , nossa horrivel o que faziam , o livro deve ser muito interessante !

    http://www.nataliloure.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Natali!
      Queria muito ler o livro da Lista de Schindler! Se o filme já é maravilhoso, o livro deve ser ainda mais!
      Boa sorte no seu trabalho *-* E se ainda não viu, veja O Pianista que é ótimo também, e pode até te ajudar no seu trabalho.

      Um beijão!

      Excluir
  8. Eu tenho o diário de Anne Frank, e quero muito ler a lista de Schindler, mas nunca tinha ouvido falar na queda, assim como você eu também gosto muito desse tipo de leitura

    Mil beijocas
    ⋙ ♥ Blog Livros com café

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sandra!
      Então, estes são filmes. A Queda é muito bom mas confesso que é bem diferente do que eu esperava. Acho que pra entender o funcionamento da Guerra é ótimo, mas entender de verdade a cabeça do Hitler... nem tanto.

      Um beijão!

      Excluir
  9. Adorei as indicações, adoro livros desse tipo <3
    Beijo

    Dicas para Todas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mari, fico feliz que gostou!
      Assista esses filmes, são muito bons!

      Excluir
  10. Oi, xará! haha Tudo bem? Tenho a impressão de que já assisti "A Queda: As Últimas Horas de Hitler", mas não me lembro dos detalhes do filme. Quero ler uma biografia do Hitler primeiro para depois conferir mais produções sobre ele. Estou super curiosa para ver o "A Lista de Schindler" desde quando ele foi lançado, vou aproveitar que ele está no catálogo do Netflix para dar uma conferida. E eu não sabia que o filme da Anne Frank era baseado na biografia. Li recentemente o diário e estou ávida para ler mais coisas relacionas a ela, vou dar uma olhada na biografia primeiro e depois confiro o filme!
    E falando de filmes ambientados na segunda guerra, lembro muito de "O menino do pijama listrado" e "A menina que roubava livros", eles são de chorar loucamente e partir o coração. E tem dois mas antigos que assisti há muito tempo, mas lembro que gostei, foram "Operação Valquíria" e "O Resgate do Soldado Ryan". Bjs
    Jéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi xará!
      A Queda é um pouco lento, e não fala taaanto assim do Hitler, sabe? Mostra só um pouco da personalidade do Führer, e eu sinceramente esperava mais. Quero muito duas biografias do Hitler (uma que ele está com a cadela de estimação na capa, e aquele outro que é dividido em dois livrões), mas ainda não tive $oportunidade$ de comprar, hehe.
      Assista sim esse filme! Acho que o livro que deu origem a ele é bem difícil de encontrar em português, infelizmente :/ O bom desse filme é que ele vai além do diário, mas meio que "contradiz" algumas coisas que estão nele.
      Ah eu já assisti e li O Menino do Pijama Listrado e A Menina que Roubava Livros! Ambos são uns dos meus livros favoritos! Os filmes eu não achei lá 5 estrelas, mas gostei e me emocionei bastante também!
      Estes outros filmes que você indicou já ouvi falar mas também nunca assisti! Vou colocar no projeto OMW pra ver em breve *-*

      Um beijo!

      Excluir
  11. Oie Jéssica =)

    Eu adoro livros/ filmes que se passam na Segunda Guerra. Por mais triste que a grande maioria deles sejam tem algo nessas histórias que além de me emocionar me fazem refletir bastante.

    Ótimas indicações!

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ane!
      Concordo plenamente com você, e confesso que toda a tristeza acaba fazendo com que eu gostei ainda mais dos filmes, sabe? Quanto mais eu choro/sofro junto melhor, hehe.

      Um beijão!

      Excluir
  12. Oii Jéssica. Tudo bem?
    Sou como você, adoro estudar sobre a 2ª Guerra Mundial.
    Adorei os filmes que você listou.
    Já assisti os três. Verdadeiras obras primas.
    Beijos!!

    Priscila Gatti.
    http://www.lostgirlygirl.com/
    (Tem resenha do filme O Pequeno Príncipe) =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pri, tudo bem?
      Sério que viu todos? que legal *-*
      Esses são os que assisti mais recentemente, mas tem outros que amo ainda mais!

      Um beijão!

      Excluir
  13. Que blog mais lindooo! *.*
    Já estou seguindo :)

    Nunca assisti nenhum desses filmes, não sou muito fã de guerras. Se bem que adoro distopias, será que isso faz sentido? Hahaha :D

    Beijos,
    www.naestradadafantasia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marina!
      Fico feliz que tenha gostado do blog *--*
      Ah, boa parte das distopias nem focam tanto nos conflitos em sí... Mas livros e filmes sobre guerra pra mim, só se for sobre a IIGM. E quanto mais triste, melhor, hehe.

      Beijão!

      Excluir
  14. Oi Jéssica!

    Eu também AMO livros e filmes que retratam a Segunda Guerra Mundial. Para ser bem sincera é o único período que realmente gosto de estudar em História (ainda bem que sou de exatas e não preciso mais disso kkkkk). A Lista de Schindler é e sempre vai ser um dos meus filmes preferidos sobre o tema. Também gosto muito de O Menino do Pijama Listrado, nem preciso dizer que quase morro de tanto chorar, né? O Pianista também é ótimo, já assistiu?

    Beijo!
    http://www.roendolivros.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana!
      Que legal que você também curte! KKKKKKK Rí muito com o "sou de exatas" porque sou de humanas KKKK Amo história, geografia, sociologia, língua portuguesa...Enfim, inegável que sou dessa área q.
      Eu já assisti os dois filmes também! E gostei muito dos dois! O Pianista é, creio eu, que um dos maiores clássicos que relatam essa época né? Amo! Acho que já assisti umas 3 vezes. O Menino do Pijama Listrado é um dos meus livros favoritos e gosto muito do filme também, mas não chegou a ser um dos favoritos. Porém também chorei horroreeees :'(

      Um beijo e obrigada pelo comentário *-*

      Excluir
  15. Eu amo essa temática também!
    Adorei as indicações de livros. quero muito ler toooodos!
    | A Bela, não a Fera |
    | FB Page A Bela, não a Fera|

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, dica, sugestão ou resposta ao post.
Um abraço, e volte sempre <3