Eleanor & Park — Rainbow Rowell

Título: Eleanor & Park
Autor: Rainbow Rowell
Editora: Novo Século
Ano: 2014
Páginas: 325
Eleanor & Park é engraçado, triste, sarcástico, sincero e, acima de tudo, geek. Os personagens que dão título ao livro são dois jovens vizinhos de dezesseis anos. Park, descendente de coreanos e apaixonado por música e quadrinhos, não chega exatamente a ser popular, mas consegue não ser incomodado pelos colegas de escola. Eleanor, ruiva, sempre vestida com roupas estranhas e “grande” (ela pensa em si própria como gorda), é a filha mais velha de uma problemática família. Os dois se encontram no ônibus escolar todos os dias. Apesar de uma certa relutância no início, começam a conversar, enquanto dividem os quadrinhos de X-Men e Watchmen. E nem a tiração de sarro dos amigos e a desaprovação da família impede que Eleanor e Park se apaixonem, ao som de The Cure e Smiths. Esta é uma história sobre o primeiro amor, sobre como ele é invariavelmente intenso e quase sempre fadado a quebrar corações. Um amor que faz você se sentir desesperado e esperançoso ao mesmo tempo.

Essa é a história de amor entre Eleanor e Park que se passa em 1986, onde ambos tem 16 anos e como vizinhos se veem todos os dias a caminho da escola, mais especificamente no ônibus. Eleanor é uma garota ruiva, alta que usa roupas desgastadas e na maioria das vezes masculinas.Totalmente fora dos padrões de beleza ela é o principal alvo da turma do "mal" na escola.  

Park por sua vez é um garoto com traços coreanos, reservado e inteligente que é apaixonado por música e histórias em quadrinhos. No primeiro dia de aula na escola nova, Eleanor conhece Park, após ele ter feito uma gentileza - sem querer - oferecendo um lugar para ela se sentar, já que todos no ônibus se recusava a ficar perto da "esquisitona".


Park percebe que quando eles estão indo ou voltando da escola no ônibus, Eleanor que está sempre no banco ao lado, fica lendo suas histórias em quadrinhos com o canto dos olhos, como quem não quer nada. Conforme os dias vão se passando, Eleanor e Park se tornam amigos, e apesar de não se falarem muito, a troca de olhares fica cada vez mais intensa e também a afinidade, e acaba se tornando uma relação de intenso e profundo amor.

Quando a paixão fica cada vez mais evidente, surge um problema : o padrasto de Eleanor, um homem violento, arrogante, e que não gosta nenhum pouco dela. Os dois passam a maioria do tempo tentando esconder o romance dele, com medo que ele possa expulsá-la novamente de casa, e impedi-la de ver sua mãe, irmãos e principalmente Park. Apesar de tão novos, eles precisam muitas vezes tomar decisões importantes para manter o amor à salvo.


Ao contrario do que muitas pessoas pensam sobre esse livro, ele sai totalmente daquela mesmice de histórias sobre primeiro amor. A história é delicada, meiga, dramática, mas também aborda temas como o bullying e problemas familiares graves. É um livro cativante do inicio ao fim, que arranca vários suspiros e desperta aquela aflição do que pode acontecer de ruim com os personagens.

Rainbow Rowell tem essa pegada jovem e leve de contar problemas e histórias marcantes que eu simplesmente AMO! Vou dar quatro estrelas pelo simples fato de... não posso contar se não vai ser spoiler. Haha! Vale lembrar que esse livro vai virar filme. Isso mesmo! Eleanor e Park teve seus direitos comprados pelo DreamWork Studios, e eu simplesmente achei incrível.


MINHA CLASSIFICAÇÃO:


Me acompanhe nas redes sociais:

22 comentários

  1. Apaixonei pelo livro, já quero ler urgentemente. Arrasou na resenha, amiga.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro é apaixonante, lindo e cativante. Super recomendo a leitura meu amor. <3

      Excluir
  2. Ainda não li este livro, mas a cada nova resenha que leio me dá mais vontade de ler ainda! A capa já me conquistou, o que geralmente é um bom sinal kkkkk Ha, eu amei as mudanças no layout! A cada vez que venho aqui tá mais bonito <3 Um beijo : *

    www.fleurdelune.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Letícia. Muito obrigada pelo seu comentário é elogios pelo layout. A capa é realmente uma graça. Super recomendo esse livro, é um encanto. Beijos

      Excluir
  3. Arrasou na resenha 👏😍 apaixonei e já quero o livro 📚💕

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bom?
    Me identifiquei muito com a Eleanor, também gosto de usar roupas diferentes e muitas vezes uso as roupas do meu namorado.
    Sempre que vejo esse livro não tenho vontade de lê-lo pois achava que seria aquelas mesmices chatas. Mas pelo que você falou, não é bem assim.
    Beijos, lendocomabianca.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa Bianca, que bom que se identificou com a Eleanor, ela é uma fofa! E como vc, gosta de estar bem, seja lá com que roupa for *-* Admiro muito pessoas assim! Acho que você vai gostar sim desse livro, dê uma chance haha. Beijo querida!

      Excluir
  5. Heey!
    Faz um tempinho desde que li um YA Contemporâneo, com certeza Eleanor & Park será um ótimo livro para "reentrar" nesse gênero literário, pois pelo que li o livro é muito bom =)
    Seu blog é fantástico, não pude deixar de seguir ^^
    Abraços!!
    Blog - Desbravando o Infinito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Guilherme, com certeza você vai gostar desse livro, a leitura é leve e cativante!
      Muito obrigada pelos seus elogios, dei uma olhadinha no seu também e fiquei encantada. Volte sempre!
      Beijos

      Excluir
  6. Tenho uma vontade tão grande de ler este livro. Mas, nunca encontro promoção :(. Sua resenha só me deixou com mais vontade.

    devoradores2livros.blogspot.com.br

    Um xero.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Moises, tudo bom? Realmente esse livro não é um dos mais baratos, eu comprei ele na saraiva logo quando lançou e até hoje o preço dele é "salgadinho", mas vale a pena hehe
      Obrigada pelo seu comentario, vou dar uma olhada no seu blog :)
      Beijos

      Excluir
  7. Oi Jéssica!
    Estou com este livro aqui para ler, adorei conferir sua opinião antes de iniciar a leitura. *O* Parece ser mesmo apaixonante. Os temas abordados são muito delicados, fiquei curiosa para acompanhar.
    beijos ♥
    nuclear--story.blogspot.com | Participe do sorteio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dani. Ai que bom que você tem ele aí, tenho certeza que irá gostar.
      Vou dar uma conferida no seu blog, muito obrigada pelo seu comentário, beijinhos 💕

      Excluir
  8. Olá,
    entendo seu motivo por ter dado quatro estrelas, li o livro e olha....
    AUSHUAS
    Mas também gostei, é muito linda a história.

    http://blogexplicita.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rebeca, tudo bem?
      Mulher você me entende então kkkkkkkkkkkkkkkk
      Vou conferir seu blog, Beijos querida.

      Excluir
  9. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  10. Oi Jessica, tudo bom? Eu leio tantas coisas lindas sobre esses dois. Me parece um amor mesmo esse livro e eu quero muito ler. Ainda não pude comprá-lo, mas na minha lista já tem o lugar dele.

    Eu adorei seu blog, é lindo. E eu já estou seguindo.
    Bjão.
    Diego, Blog Vida & Letras
    http://blogvidaeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Diego, tudo bem? Muito obrigada pelo seu comentário, e por ter seguido o blog, fico muito feliz que tenha gostado. Então, o livro realmente é um amorzinho, tenho certeza que vc vai gostar :) beijos e volte sempre!

      Excluir
  11. Ótima resenha!
    Não sabia que esse livro também tratava sobre bullying...esse assunto muito me interessa.
    SUA ESTANTE
    Gatita&Cia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Willow, muito obrigada, que bom que você gostou.
      Esse assunto também me interessa, beijos.

      Excluir
  12. Oii Jéssica, tudo bom?
    Estou chorando litros, preciso ler esse livro logo!!!
    Um beijo
    Katrine Bernardo

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, dica, sugestão ou resposta ao post.
Um abraço, e volte sempre <3