A HERDEIRA — Kiera Cass

Título: A Herdeira
A Seleção #4
Autor: Kiera Cass
Editora: Seguinte
Ano: 2015
Páginas: 390
Vinte anos atrás, America Singer participou da Seleção e conquistou o coração do príncipe Maxon. Agora chegou a vez da princesa Eadlyn, filha do casal. Prestes a conhecer os trinta e cinco pretendentes que irão disputar sua mão numa nova Seleção, ela não tem esperanças de viver um conto de fadas como o de seus pais… Mas assim que a competição começa, ela percebe que encontrar seu príncipe encantado talvez não seja tão impossível quanto parecia.

Quando fiquei sabendo que a Kiera Cass pretendia escrever uma continuação para A Escolha, não sabia muito bem o que pensar muito menos o que sentir. Claro que num primeiro momento a emoção predominou, mas depois refletindo  melhor, o medo dela estragar a história me atingiu em cheio. O fato de que seguiria a filha de America e Maxon deu uma amenizada nesse meu receio, mas mesmo assim ele persistiu. E que alegria poder dizer hoje que fui otária em sentir isso! Óbvio que a Kiera não ia me decepcionar <3

O livro se passa mais ou menos 20 anos após o casamento de America e Maxon. Mesmo com a extinção das castas e com as mudanças que o casal realizou, o país ainda enfrenta diversos problemas em especial o desemprego, o preconceito, a intolerância e também o descontentamento do povo com a monarquia.

Mas não vamos nos esquecer que o livro é narrado por Eadlyn, que é a mais velha entre os quatro filhos do casal por causa de míseros 7 minutos - tempo de diferença entre o nascimento dela e o de seu irmão gêmeo Ahren. Dessa maneira, e graças às mudanças feitas por seus pais no país, ela se tornou a primeira mulher da história a herdar o trono de Illéa.

Assim sendo, toda sua educação ao longo da vida foi feita pensando no fato de que um dia ela acabaria por governar o seu povo, o que influenciou em muito a sua personalidade. Aparentemente muito segura de si, Eadlyn colocou na cabeça que nunca precisaria de um homem para governar ao seu lado, e que ninguém nunca seria mais poderosa do que ela.

Lembra daqueles problemas que citei anteriormente? Por causa deles Eadlyn topa organizar uma Seleção para escolher um marido, quando seus pais lhe mostram que esta seria a única coisa capaz de distrair os súditos e dar mais tempo para que eles e os conselheiros consigam pensar em uma solução mais duradoura para todas essas complicações. Ela então garante para seus pais que sustentará a Seleção por 3 meses, para que estes possam elaborar um plano, mas não garante que estará apaixonada ou comprometida ao final desta. Muito pelo contrário, os planos da princesa são infernizar a vida dos selecionados e fazer com que um a um, todos implorem para sair. Mas nem preciso dizer que não é bem isso que acontece, né?

Acho que alguns pontos a serem destacados nesse livro são os pequenos fatos que a autora nos proporciona a respeito dos nossos antigos personagens: como Aspen, Marlee e os irmãos de America. Foi muito delicada e sutil a maneira como a autora nos contou fatos sobre o que aconteceu com eles ao longo dos anos, de modo que conseguiu aquietar a nossa curiosidade sem perder o foco dos novos personagens que são mais essenciais para a trama.

Ao contrário do que muitos disseram após ler esse livro, eu gostei bastante da Eadlyn. No começo ela me irritava um pouco com sua imaturidade e ego exagerado, mas com o passar do tempo pude ver que aquilo era consequência da pessoa fechada que ela sempre foi e das inseguranças que nunca se atreveu a revelar nem para si mesma. Mas convenhamos: impossível odiar alguém que tenha vindo de America e Maxon, não é mesmo?

Não preciso nem falar que a escrita da Kiera Cass, pra mim, é uma coisa absurda! Não sou daquelas que consegue ler 100 páginas em um dia (na verdade, eu raramente passo das 30) e essa mulher consegue fazer com que eu leia mais de 200 sem me cansar! Não consigo sequer falar o porquê disso. Talvez o jeito que a escrita dela flui, a maneira natural em que se dá a passagem do tempo, ou ainda o fato dela descrever tudo de maneira prática. Mas para mim é impossível largar um livro da autora! Não me canso da leitura e só consigo parar quando chego realmente ao fim (e lógico, fico com aquela tristeza por ter acabado).

Aaaah, não posso esquecer de falar: PELO AMOR DE DEUS KIERA CASS QUE FINAL FOI ESSE???? Eu estou louca, desesperada pela continuação! E com muito muito medo do que a autora pode fazer com um personagem em específico. Não acredito que vou ter que esperar tanto pra saber o que acontece [aaaaaaaaaa]. E gente, não quero que o próximo livro seja o último, haha.

Para concluir, tenho que dizer que entendo os fãs que não se entusiasmaram muito com a história, porque realmente não tem lá muitos acontecimentos marcantes no decorrer da história mas gente, eu estou super empolgada! haha.


MINHA CLASSIFICAÇÃO:

Série A Seleção:
1. A Seleção
2. A Elite
2,5. Contos da Seleção
3. A Escolha
4. A Herdeira

21 comentários

  1. A sua é a primeira resenha que leio desse livro que não odiou a protagonista hehe. Quero muito ler o livro, mas vou esperar as minha expectativas baixar hehe.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério, Sil?
      Eu vi mesmo algumas pessoas falando mal da Eadlyn, mas não sabia que era tão assim KKK
      Aaaah poxa, lê logo! Ok, é sempre bom abaixar as expectativas antes. Mas o livro está super legal e tem a essência dos outros, hehe.

      Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  2. Olá.
    É uma das pouca resenhas não negativas sobre o livro.
    Não li a série, mas tenho curiosidade.

    http://blogexplicita.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa Rebeca, sério que foram tantas resenhas negativas assim? :/
      Fiquei chateada KKKK
      Aaaah leia sim! São livros super divertidos e gostosos de ler, além de fofinhooos <3

      Excluir
  3. Eu já li resenhas maravilhosas, mas a sua foi a melhor. Cara eu nem sabia que ia ter continuação. Como assim cara a série não acaba é?! Ha, ha. Só acho que vou sentir falta da América. Você comparou muito as duas durante a leitura ou elas são tão diferentes que nem tem possibilidade?

    Inquietudes Secretas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oin Liih, muito obrigada pelos elogios, de verdade <3
      Sério que você ainda não sabia? Mas é! E terá ainda um 5º livro, viu?
      E eu não comparei elas muito não... Comparei um pouco com o Maxon, sabia? Pois foram eles que cresceram como futuros rei/rainha, e que se viram obrigados a fazer uma Seleção. A personalidade dela em sí, no decorrer da história, mostra que tem características dos dois, mas a Eadlyn é uma pessoa totalmente diferente deles, sabe?

      Excluir
  4. Oi Jéssica!!!Tudo bom?
    Confesso que fiquei na mesma empolgação que você quando soube que a trilogia iria continuar,mas com aquela desconfiança.Como você disse a escrita da Kiera é absurda!!Flui de uma forma tão natural que se bobear acabamos lendo o livro todo kkkkkkkkkkkkk
    Mas sei lá,a história acabou me parecendo mais do mesmo.O que me deixou esperançoso foi o final,,,,e que final!!O que a autora fez com a gente???!!!! kkkkkkkkkk
    Vamos aguardar o desfecho.
    Beijos!!

    http://livreirocultural.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cláudio!
      Eu fiquei simplesmente ABISMADA com aquele final! GENTE O QUE EU FIZ PRA KIERA PRA MERECER UM FINAL DAQUELEEEEEEEEEES? O QUE EU FIZ PRA MERECER FICAR MESES ESPERANDO PRA VER SE A PERSONAGEM VAI MORRER OU NÃO?????
      Espero que ela continue bem vivinha, se não, não sei nem o que será de mim :'(

      Excluir
  5. Depois do final de A Herdeira me senti obrigada a deixar o plano de saúde em dia e o número do SAMU nos favoritos. Por mais que eu tenha passado muita raiva com a Eadlyn eu gostei dela, e falando das sutilezas em relação ao que aconteceu com os personagens secundários, eu me acabei de rir quando a Eadlyn falou da aparência do Aspen!

    Blog: Dei um Jeito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. KKKKKKK Rialto com o comentário, Giovana! Mas pior que é verdade, o final do livro me deixou looooouca quase infartando (tum tumts). Espero que a Kiera tenha um pouco de amor pelos fãs de não mate o personagem :'(
      KKKKKKKKK Realmente, essa parte foi muito engraçada! Queria só ver a cara dela se descobrisse que o Aspen já namorou sua mãe, hehe

      Excluir
  6. A Seleção faz o maior sucesso mas nunca li nenhum dos livros. Gostei que agora a editora está lançando eles com capa dura, adoro livros com capa dura, acho que deviam ser cada vez mais feitos, mesmo que ficassem um pouco mais caro, porque duram muito mais e não se estragam.

    Apesar de tudo, até gosto da sinopse, de como é a história, acho que algum dia me aventuro para ver esse romance com princesas "do mundo real".

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Monique!
      Eu também adorei isso dos livros em capa dura! Quando tiver um dinheirinho, pretendo comprar, hehe. Mas até na capa normal esses livros já são um absurdo de lindos, hehe.
      Espero que um dia você leia a história sim! É bem leve e divertida, espero que você goste :D

      Excluir
  7. Oi Jéssica!
    Eu não li a trilogia, mas se tivesse lido, teria ficado com o mesmo medo que você ao saber dessa continuação. É o tipo de coisa que, na minha opinião, só se justifica se a autora tiver uma história que merece mesmo ser contada e que vem a acrescentar. Caso o contrário, melhor não fazer. Mas pelo jeito os leitores tem gostado de "A Herdeira", é? Parece que a Kiera conseguiu fazer bem a ponte entre a primeira trilogia e essa.
    PS.: 200 páginas sem cansar não é para qualquer autor.
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mari!
      Eu também acho, se for pra partir pra enrolação ou "estragar" o que foi feito nos livros anteriores, é melhor nem fazer. Mas acho que a Kiera conseguiu se sair bem, viu? Construiu bem a história desse livro, tanto que ela ficou bem independente dos outros três já lançados.

      Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  8. Oi Jéssica!
    Acho que esta é uma das poucas resenhas positivas que li sobre este livro. Li apenas A Seleção e estava bem curiosa por A Herdeira, mas tantos comentários negativos me desanimaram. Gostei de conferir sua opinião e fiquei até um pouco mais esperançosa haha Vou terminar os primeiros livros, depois vejo se dou uma chance a este também. :)
    beijos ♥
    nuclear--story.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dani!
      Poxa vida, isso é verdade, o pessoal não gostou taaanto desse livro, em especial da protagonista. Mas pra mim valeu muito a pena, senti o mesmo encanto dos outros livros! Aliás, continue lendo sim, pelo menos até A Escolha <3

      Excluir
  9. A cada resenha da série que vejo tenho mais certeza que tenho que ler os livros.
    Só ouço coisas boas sobre os livros da Kiera e me apaixonei pelas capas.
    Gostei da sua resenha, esse livro parece ser realmente muito bom.

    http://blogquerida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lari!
      Sim, você tem que ler esses livros sim! A Kiera é uma escritora maravilhosa e de escrita simples mas envolvente! Fora isso que você disse, as capas e as edições são maravilhosas *-*

      Excluir
  10. Oi Jessy!
    Eu li só o primeiro livro da série e amei! Concordo com você que a escrita da Kiera é viciante, eu também não queria parar de ler.
    Preciso comprar e ler os outros livros!

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sora!
      Continue lendo a série A Seleção, ein? É viciante e apaixonante! Aposto que você irá amar!

      Excluir
  11. Olá. tudo bem??
    Preciso dizer que estou apaixonada pelo seu blog!! E sua resenha, olha, me surpreendeu.
    Bom, eu li toda a trilogia da Seleção em um mês. E assim como você, sou bem lenta para ler, mas essa mulher escreve de um jeito que é impossível largar o livro.
    Assim que lançou A Herdeira, eu fui correndo comprar e sabe que ainda não li?
    Fiquei com medo de me decepcionar, pelo fato de falarem que a filha da America é três vezes pior que ela, e a America, gente, achava ela insuportável
    Beijos, lendocomabianca.blogspot.com

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, dica, sugestão ou resposta ao post.
Um abraço, e volte sempre <3