CONVERGENTE — Veronica Roth

Título: Convergente
Autor: Veronica Roth
Editora: Rocco
Ano: 2014
Páginas: 526

A sociedade baseada em facções, na qual Tris Prior acreditara um dia, desmoronou – destruída pela violência e por disputas de poder, marcada pela perda e pela traição. No poderoso desfecho da trilogia Divergente, de Veronica Roth, a jovem será posta diante de novos desafios e mais uma vez obrigada a fazer escolhas que exigem coragem, fidelidade, sacrifício e amor. Livro mais vendido pela Amazon no segmento infantojuvenil em 2013, Convergente chega ao Brasil em meio à expectativa pela estreia de Divergente nos cinemas, em abril. A série segue no topo na lista de bestsellers do The New York Times.
CUIDADO! Essa resenha contém spoilers de Divergente e Insurgente.

Meses após ter lido a conclusão da trilogia Divergente, eu ainda não sei bem o que pensar a respeito. Não sei bem o que sentir também. A única coisa que concluí foi que a autora pecou em deixar seus leitores com expectativas enormes a respeito do desfecho, e finalizar tudo de uma maneira tão "simples".

Convergente se inicia logo após Tris conseguir divulgar o tão precioso segredo sobre a história das facções, narrado pela misteriosa Edith Prior. Apesar de os sem-facção não concordarem muito com essa divulgação, ela acaba sendo a gota d'água para o final do regime de facções que eles tanto almejavam.

Mas apesar de Jeanine agora estar morta, a administração feita por Evelyn não é muito diferente da antiga feita pela Erudição. Agora não são soros que ameaçam a população contrária a ideologia dos líderes, e sim a morte. E claro, nem todos estão felizes ou se acostumando com o fim das facções e da rotina que tinham construído há tantos anos.

Após Tris ser liberada da prisão com a ajuda de Quatro, eles encontram um grupo liderado por Cara (irmã mais velha de Will) e Johanna (a líder da Amizade) que pretende realizar os pedidos feitos por Edith Prior e conhecer o que há fora da cerca. Estes se denominam Os Leais.

Lógico que mesmo triste, confusa, com raiva e toda uma mistura de sentimentos, Tris não deixaria o irmão que a traiu para trás, não é mesmo? Caleb estava prestes a ser executado devido a sua aliança com Jeanine, mas é raptado por Tobias e levado junto ao pequeno grupo para fora da cidade, até mesmo como uma forma de castigo: ele não queria que a antiga sociedade fosse destruída, mas agora terá que viver fora da Cidade.

Ao encontrar o que há do lado de fora da cerca, a confusão dos personagens é grande, algo que acaba sendo mais enfatizado ainda devido a divisão da narrativa entre os pontos de vista de Beatrice e de Tobias, que também têm opiniões diferentes sobre tudo o que está acontecendo ali fora. Nada é igual ao esperado pelos personagens e até mesmo pelo leitor: pensávamos que haveria algo grande, principalmente com relação aos Divergentes, mas na verdade a explicação de tudo é científico e até mesmo simples demais.

Convergente quebra um pouco aquele ritmo acelerado e cheio de acontecimentos dos livros anteriores, que nos prendeu tanto à leitura. Ele tem como foco principal explicar tudo aquilo que aconteceu, todos os porquês por trás da existência da sociedade de Chicago. Mas para mim, as explicações não foram satisfatórias o suficiente. Acho que ao mesmo tempo que a autora conseguiu deixar as coisas mais realistas a partir disso, algumas coisas foram solucionadas de maneira muito rápida e simples, o que deixou tudo pouco crível (em especial o finalzinho).

Quanto àquele grande spoiler de que todos falam, e a que muitos atribuem o fracasso do livro (no quesito atender ás expectativas, principalmente): ele não é a pior coisa que acontece. Aliás, pra mim, ele foi uma das poucas coisas que fizeram sentido no amarrar da história. Para quem a Tris sempre foi, para a sua personalidade, não poderia ser algo muito diferente, entendem? E adorei o fato dela ter salvo o Caleb, me julguem.

E você, o que achou do desfecho da trilogia Divergente? Também se decepcionou ou conseguiu ter uma visão melhor de tudo isso que Veronica Roth criou para encerrar a história? Contem pra mim nos comentários!

18 comentários

  1. It sounds really interesting! ^^

    ResponderExcluir
  2. Oi Jessica!
    Compartilho várias das suas opiniões porque também me decepcionei muito com o desfecho da trilogia. Na verdade, me decepcionei com a trilogia como um todo porque, assim como você disse, achei as explicações simplórias demais. A história, na minha opinião, não conseguiu se sustentar.
    Quanto ao spoiler, também não acho que seja dele a culpa do fracasso desse livro. Acho que existiram várias outras falhas e escolhas fáceis por parte da autora que prejudicaram a história. Caso todo o resto tivesse sido satisfatório, o spoiler teria sido lamentável e impactante, mas assim parece que foi só para causar um efeito que todo o resto não conseguiu.
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ~tô digitando com os pés porque com as mãos eu tô aplaudindo seu comentário~
      Mari, penso exatamente como você! Parece que nesse último livro a imaginação, a paciência ou sei lá o que da autora se esgotou e ela optou pelas explicações mais fáceis. ODIEI!
      A morte da Tris é chocante? É. Mas nem de longe é o problema desse livro.

      Excluir
  3. Ainda não li essa trilogia apesar de ter ela aqui em casa já faz tempo. Exatamente por causa desse tal grande spoiler. Fiquei com muita raiva e até agora não consegui ler. Mas que bom que você achou que o final fez todo o sentido.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia logo, Sil!
      É foda receber spoiler, mas Divergente é o tipo de trilogia que apesar de tudo, vale a pena ser lida. Apesar desse final decepcionante :( Tipo, as coisas fazem sentido, mas não gostei KKKKKK Só achei legal isso da Tris morrer, achei ousado e da maneira que foi feita, ficou pertinente.
      Um abraço!

      Excluir
  4. Oi Jéssica, tudo bem?
    Eu ainda nem comecei a ler acredita? Acho que foi por conta do momento, mas a verdade é que eu estou protelando a leitura por um tempo. Enfim, sua resenha está ótima, e mesmo com todas as observações, como um fim não tão bom, vou ler mesmo assim os livros, porém não por agora.
    Abraços,
    Amanda Almeida
    http://amanda-almeida.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amanda!
      Leia os livros siiiiiiim! Apesar desse último livro ter me decepcionado, ainda acho que a trilogia é aquele tipo de livro que merece ser lido, sabe??
      Um abraço e obrigada pelo comentário :D

      Excluir
  5. Olá Jéssica,
    Eu ainda não tive a oportunidade em ler essa série, porém, tenho bastante curiosidade, ouço falarem tão bem dela *-*

    Beijos, www.rayramii.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rayra!
      Pois leia o mais rápido que você puder, é muito boa!

      Obrigada pelo comentário :D

      Excluir
  6. adorei esse spoiler meio escondido kkk mas fiquei decepcionada quando cheguei nessa parte. Amei a resenha. bjs
    - http://thingsdafernanda.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fernanda! Fico feliz que tenha gostado da resenha :D
      Aaaah eu não me senti decepcionada, como disse, até gostei! Pra mim o problema de Convergente é outro kkkk

      Excluir
  7. Estou louca para ler a série desde que assisti Divergente, por isso li meio por cima a resenha para não obter muitos spoilers rs Pelo que tenho visto é uma ótima história.

    http://blogquerida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha fez certo, Larissa!
      Espero que você leia logo os livros e goste tanto (dos dois primeiros) quanto eu, hihi.

      Um beijo e obrigada pelo comentário!

      Excluir
  8. Oi Jessy,
    Olha mulher, pra te falar eu não tinha muita curiosidade sobre essa série, mas depois que eu soube o final desse livro, me deixou bem empolgada em começar, viu?

    Será que nos filmes eles mudam? Por causa dos fãs terem reclamado tanto? Ao meu ver, seria bacana deixar haha

    bjs e tenha um ótimo resto de semana.
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. KKKKKK Leia sim, Nana! Os livros são muito bons, quer dizer, menos esse último :/
      Ah, e espero que não tirem do filme não! Até imagino a cara do pessoal que não leu o livro quando isso acontecer KKKKKKKKK. Mas como disse na resenha, esse não é o problema do desfecho da história, porque achei até pertinente!

      Um beijão e obrigada pelo comentário :D

      Excluir
  9. Não li a resenha toda por causa dos spoilers. Eu tinha muita curiosidade sobre essa série, ai resolvi ver o primeiro filme e pra mim foi uma decepção total, não curti a história e nem os personagens, e olha que adoro distopias. Mas não quero julgar o livro pelo filme, quero ler e ver o que realmente a história tem a oferecer, muitas pessoas gostam, vejo várias resenhas super interessantes, acredito que seja um bom livro, então espero conhecer em breve.

    Obrigada pelo carinho. Beijos :*
    Claris - Plasticodelic

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Claris!
      Ah poxa, dê uma oportunidade pros livros sim!
      Tirando esse último, os outros são muito bons, haha.
      E eu odiei o filme também, os personagens ficaram realmente sem essência nenhuma ¬¬

      Obrigada pelo comentário!

      Excluir

Deixe aqui seu comentário, dica, sugestão ou resposta ao post.
Um abraço, e volte sempre <3