O VERÃO QUE MUDOU A MINHA VIDA — Jenny Han

O Verão que Mudou Minha Vida
Trilogia: Verão
Autor: Jenny Han
Editora: Galera Record
Ano: 2011
Páginas: 288
A vida de Belly é medida em férias de verão. Para ela, todas as coisas boas só acontecem entre os meses de junho e agosto, quando está na casa de praia junto a Susannah, única e melhor amiga de sua mãe e uma espécie de tia, e seus dois filhos, Jeremiah e Conrad. Mais do que irmãos postiços e companheiros de férias, os filhos de Susannah tornaram-se o centro das suas emoções. A véspera do aniversário de 16 anos de Belly marca também o fim daquele que parece ser o último verão onde estarão todos reunidos em Cousins Beach. A partir do ano seguinte todos estarão ocupados demais e talvez algum deles já nem esteja mais entre nós...
Sabe quando tanta gente indica um livro, que você não tem outra opção a não ser lê-lo? Pois foi isso que aconteceu com O Verão que Mudou a Minha Vida: foram tantos os blogueiros e blogueiras que eu vi indicando esse livro - principalmente indicando-o como um livro para ler no verão - que a curiosidade falou mais alto e lá fui eu. E acreditem: li em .pdf (para quem chegou agora: não gosto de ler livros nesse formato).

O primeiro livro da trilogia Verão é narrado do ponto de vista de Belly, uma adolescente de 15 anos que é apaixonada pelo verão. Ela passa o ano inteiro contando os dias para a estação mais quente do ano, pois é quando vai para a casa de praia de Susannah - a melhor amiga de sua mãe - em Cousins Beach. Desde muito pequena ela passa o verão ali com sua mãe Lauren, seu irmão Steven, Susannah e os filhos Conrad e Jeremiah.

Os garotos, que são um pouco mais velhos que ela, sempre a trataram de maneira indiferente. Por ser uma menina, e ainda por cima a mais nova da turma, Belly sempre foi obrigada a apenas assistir as aventuras que os meninos viviam, ou ainda ficar em casa quando estes saiam para se divertir, e isso era algo que sempre a deixou extremamente triste. Mas este verão foi diferente. No verão do seu aniversário de 16 anos as coisas finalmente mudaram.

Talvez seja porque Belly finalmente deixou de ser uma pré-adolescente sem graça, que usava apenas roupas largas para esconder o corpo que não tinha e passou a mostrar para o mundo o quão bonita poderia ser. Ou porque agora ela está mais velha, e "pode" fazer amizades sozinha, inclusive frequentar as tão faladas festas da praia e luais.

Para complicar um pouco mais as coisas, ela nutre um amor platônico pelo mais velho dos seus amigos, Conrad, desde que era criança, e apesar de tentar muito esquecê-lo, ela nunca conseguiu. Aliás, neste verão todos estão muito preocupados com ele, em especial Belly e Suzannah, pois seu comportamento está muito estranho. Ele nunca foi tão extrovertido quanto seu irmão Jeremiah, porém ele está ainda mais fechado em seu mundo, e mais distante dos amigos e família.

Não sei mais como resenhar esse livro sem dar nenhum spoiler, porque muitas coisas que acontecem no decorrer das suas quase 300 páginas são meio inesperadas. O Verão que Mudou a Minha Vida conta uma história simples, adolescente, e até mesmo um pouco feminista, de uma maneira leve. Não é aquele tipo de livro completamente imprevisível, que nos reserva uma surpresa a cada virar de página. Mas a autora Jenny Han consegue prender o leitor e inseri-lo no mundo e na cabeça de Belly de uma maneira tão divertida e bem executada, que torna o livro extremamente gostoso de se ler.

É impossível dizer que esse livro irá agradar a todos, porque é um livro mais adolescente, que trata de sonhos e vontades da adolescência e onde a protagonista chega a ser bobinha e infantil em alguns momentos, mas é uma delicinha de se ler! Apesar de um pouco previsível em alguns  pontos, é uma leitura relaxante, que você não consegue parar até descobrir tudo o que acontecerá na vida de Belly até o fim do verão. 


Nos acompanhe nas redes sociais:

7 comentários

  1. Oie Jéssica! :D
    Realmente esse Livro é muito recomendado no verão, sempre tem nos Blogs o Post Livros indicados para o Verão e esse sempre se encontra lá! :D
    O Verão não é a minhs estação favorita do ano, mas gosto de ler Livros que se passem nessa estação pelo clima de diversão que podemos sentir! Principalmente quando a escritora consegue te conectar com a personagem!
    E Eu adoroooo essa sensação! <3
    Esse Livro já está na minha lista há algum tempo e aguardo encontrá-lo em uma promoção e finalmente ler a Trilogia! :D
    Aaaaah mais uma coisa: Também não goto de ler Livros em Pdf! :(

    Beijooos e até logo! :D
    https://worldofmakebelieveblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  2. Olá, Jéssica, tudo bem?
    Esse livro parece ser um ótimo Young Adult, não?! Ainda não li nada de Jenny Han, mas esse que esse livro parece ser uma boa pedida para quer curte o gênero e quer um livro leve.

    Beijocas,
    Blog | Youtube | Instagram

    ResponderExcluir
  3. Eu já vi tanta gente lendo esse livro, que tenho vontade de ler também
    apesar de saber que tem coisas da adolescencia que eu nao me identifico tanto (mais), creio que sera uma leitura muito gostosa e agradável assim como foi pra você
    e quem nao gosta de voltar a se sentir com 15 anos mais uma vez, né?
    Adorei conhecer seu blog, achei ele muito lindo, de verdade <3

    Um beijo!
    Pâm - www.interruptedreamer.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Jéssica ♥
    Acho que vou entrar na sua e ler esse, enquanto é verão haha acho que tenho ele por aqui.
    Sempre fico meio assustada lendo resenhas desse livro, pois meus 16 foram parecido hahaha

    P.S.: Se o Samuel usa o vira-tempo da Hermione já quero emprestado hahahaha

    bjs e tenha uma ótima quarta!
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  5. Eu achei esse livro muito gostoso de ler e super a cara das férias. Li de um dia para o outro e já tenho os outros dois para ler, mas por algum motivo estou demorando a pega-los. Espero que me agradem tanto quanto o primeiro. =)

    Bjs, @dnisin
    www.seja-cult.com

    ResponderExcluir
  6. A capa é muito linda! E não sei se leria no momento, mas leria mais para frente com certeza. Mas em formato impresso. Assim como você, não curto livro em PDF de jeito nenhum! kkk
    Beijos,
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
  7. Como assim logo na sinopse já dão a entender que um personagem morre? Genteeee que isso kkkkkkkk
    É difícil fazer resenha quando tudo o que você quer contar sobre a história precisa revelar spoilers pra fazer sentido, não é fácil essa vida de blogueira hahahahahaha mas eu gostei da resenha mesmo assim, fiquei curiosa com o livro, mas provavelmente não vou lê-lo nesse verão, talvez no próximo. :D
    Beijos!

    vicioliteral.blogspot.com

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, dica, sugestão ou resposta ao post.
Um abraço, e volte sempre <3