SE EU FICAR — Gayle Forman

Título: Se Eu Ficar
Autor: Gayle Forman
Editora: Novo Conceito
Ano: 2014
Páginas: 224
Depois do acidente, ela ainda consegue ouvir a música. Ela vê o seu corpo sendo tirado dos destroços do carro de seus pais – mas não sente nada. Tudo o que ela pode fazer é assistir ao esforço dos médicos para salvar sua vida, enquanto seus amigos e parentes aguardam na sala de espera... e o seu amor luta para ficar perto dela. Pelas próximas 24 horas, Mia precisa compreender o que aconteceu antes do acidente – e também o que aconteceu depois. Ela sabe que precisa fazer a escolha mais difícil de todas.
Mia era uma garota de 17 anos muito solitária. Na escola, tinha apenas uma amiga e passava todo seu tempo livre na sala de música ensaiando com seu violoncelo, isolada de todo o mundo.

Ela sempre se sentiu diferente das outras pessoas, até mesmo de seus familiares. Seus pais Kat e Denny eram típicos roqueiros, e Teddy, seu irmão mais novo, sempre seguiu a influência deles. Porém Mia se apaixonou pela música clássica. Seus pais eram extremamente animados e proativos, já ela era muito mais reservada.

Tudo isso fazia com que Mia se dedicasse ainda mais ao violoncelo. Quando estava tocando, sentia como se o instrumento fosse uma extensão de seu corpo. Através da música não se importava de não encaixar-se em nenhum grupo. Imagine a surpresa da jovem ao perceber que Adam, músico e guitarrista de uma banda de rock, um ano mais velho e super descolado, estava apaixonado por ela. E ela por ele.

Mas tudo muda quando um grave acidente envolvendo Mia, seus pais e seu irmão mais novo acaba alterando toda a sua realidade. Ela deve tomar a difícil decisão de escolher entre lutar para sobreviver e encarar os desafios que as consequências deste acidente irão trazer para sua vida, ou desistir e partir ao lado de seus pais.


Há alguns  anos vi este livro na wishlist de alguma blogueira ou conhecida minha, não me lembro ao certo. Só consigo me lembrar de que a sinopse dele me deixou curiosa e encantada. Anos depois, fiquei sabendo que fariam o filme, mas nem fiquei muito animada. Ainda bem. Assisti a adaptação antes de ler o livro, e para mim ela foi uma grande decepção, em especial pela protagonista inexpressiva. Mas para minha surpresa, gostei menos ainda do livro.

Achei Mia um tanto quanto fria. Ao constatar que seus pais morreram (não é spoiler, já vi esse fato em algumas sinopses, fora que acontece super no início do livro) ela não esboçou nenhuma reação, nem ao menos choque. O romance dela com Adam é bastante infantil, e ela sempre toma decisões mais infantis ainda em relação a ele. Não consegui sequer ver neles aquela coisa de casal adolescente bonitinho, sabe?

Não sei nem dizer exatamente o que me desagradou tanto em Se eu Ficar. Talvez tenha sido a protagonista que, apesar de na essência ser bem parecida comigo, sempre tomava decisões e agia de maneiras que eu não agiria. Achei a história um tanto superficial em pontos em que ela poderia ir mais ao fundo.

Após anos aguardando por essa leitura, não consegui me envolver com a história, que pra mim prometia muito drama e reflexões, mas não consegui obter quase nada dela.

Nos acompanhe nas redes sociais:

10 comentários

  1. Oi Jéssica, tudo bem?
    Eu li mês passado o Livro Se Eu Ficar e também não achei tão bom assim sabe! Acho que as pessoas criaram muita expectativa em cima dele e no fim ele não se mostra tão bom assim! Concordo com você sobre a Mia, ela parece realmente meia fria com relação a tudo que aconteceu. E eu achei algumas cenas do livro um tanto forçadas. Eu esperava uma reação diferente do Adam também! Algo que me lembrasse menos uma criança da 5° série.
    Li o 2° livro o Para Onde Ela Foi, e achei bem melhor! Pelo menos várias coisas são explicadas nele, ao contrário do Se Eu Ficar que deixou uma série de lacunas.
    Ainda não vi o filme, mas pretendo ver em breve.

    Bjo :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  2. Eu ainda não li o livro, mas confesso que acabei perdendo o interesse após algumas resenhas bem negativas.
    Mia parece ser uma personagem que não convence e essa premissa da obra não me agrada tanto.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de janeiro. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
  3. Ainda não li o livro, nem tenho tanta curiosidade de faze-lo. É a primeira opinião negativa que vejo, bom ver dois pontos diferentes.

    http://blogquerida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Obrigada pela opinião sincera! Eu bem que havia visto pela sinopse e classificações que esse livro não era tãão bom assim... A capa é atraente e a propaganda foi bem feita, mas se a história não é boa, de nada adianta, né?
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Ainda não li o livro e nem vi o filme. Uns me falam que é bom, outros que irei detestar (oh vida difícil kkk); mas... confesso que já perdi o interesse por ele.
    Vou assistir o filme, e quem sabe algum dia eu leia (se não tiver nada de melhor na livraria kkk).

    ResponderExcluir
  6. Oi Jéssica,
    Que pena q n gostou, vi muitas pessoas q compartilham da sua opinião, e muitas tb q q nem eu amaram Se eu Ficar, eu me senti desesperada durante todo o livro e filme junto c mia, a emoção no livro eu achei mais forte, ams gostei dos dois no geral!!
    Bjoss!!

    www.leituravipblog.com

    ResponderExcluir
  7. Olá tudo bem? eu tbm tive problemas com este livro, acredito que tenha sido minha maior decepção literária de 2014. O filme foi mil vezes melhor, mas dizem que a continuação do livro Para Onde Ela Foi é ótima!

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  8. Eu já vi muitas opiniões sobre esse livro bem parecidas com a sua. Eu, particularmente, gostei da história, embora não tenha sido uma das melhores que eu li, também achei a Mia um tanto inexpressiva, especialmente no começo do livro, quando o acidente ocorre.
    E esse livro tinha tudo para ser incrível, né?! Maaas, acho que a autora não soube abordar bem o tema :/

    beijos
    Colecionando Primaveras
    Fanpage

    ResponderExcluir
  9. Oie Jéssica! ^^
    Eu gostei do Livro apesar de tudo, muitas pessoas não gostaram mas eu me encantei! *-* Quero muito ler a sequência, escutei falar que é mil vezes melhor! :D Ansiosa!
    Não olhei o filme ainda, mas isso é normal, raramente assisto a adaptação!

    Beijinhos e até logo!
    https://worldofmakebelieveblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  10. Oi Jéssica!
    Concordo com você: também achei a Mia fria. Para a situação em que ela está era de se esperar que ela transparecesse muitas emoções, mas a narrativa é tão mecânica, né? Já o romance dela e do Adam não me incomodou. Mas, no geral, também não consegui me envolver muito o livro.
    Beijos
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, dica, sugestão ou resposta ao post.
Um abraço, e volte sempre <3