INSURGENTE — Veronica Roth

Título: Insurgente
Autor: Veronica Roth
Editora: Rocco
Ano: 2013
Páginas: 512
Na Chicago futurista criada por Veronica Roth em Divergente, as facções estão desmoronando. E Beatrice Prior tem que arcar com as consequências de suas escolhas. Em Insurgente, a jovem Tris tenta salvar aqueles que ama - e a própria vida – enquanto lida com questões como mágoa e perdão, identidade e lealdade, política e amor.
AVISO: Essa resenha pode conter spoilers de Divergente.

Após a morte de seus pais, Tris acompanhada de Caleb, Marcus, Peter e Tobias vai à sede da Amizade em busca de proteção e para tentar decifrar os planos de Jeanine Matthews.

Tris está diferente, na minha opinião ela está mais humanizada. A personagem muitas vezes me "chocou" com seu comportamento despreocupado em Divergente, mas neste ela mostra seu lado mais sensível e verdadeiro, influenciada principalmente pela perda de seus pais, que a mudou completamente. Ela se torna mais confusa e impulsiva, além de toda a tristeza e a culpa pela morte de Will.

O ponto alto acontece quando Tris descobre que a Erudição roubou uma valiosa informação da Abnegação para evitar que esta fosse revelada. Um segredo pelo qual seus pais sacrificaram suas vidas. Algo que pode mudar para sempre o futuro das facções. Uma coisa que Jeanine Matthews fará de tudo para ocultar.

E é em meio a tudo isso que surge uma proposta de Marcus, que deixa Tris ainda mais indecisa. Ela tem que decidir entre seguir seus instintos e apoiar seu sogro a revelar este segredo - que ela nem sabe do que se trata -, e ficar contra seu grande amor ou seguir os instintos de Tobias e participar de uma grande revolução que se encaminha. O que será que ela vai escolher?


Insurgente é um livro que trás muitas respostas. Como é realmente o dia a dia das facções? Quem são seus líderes? Como uma enxerga a outra? Esse segundo livro da trilogia também explica mais detalhadamente como era a relação de Tobias com seus pais enquanto crescia na Abnegação, além de mostrar um outro lado da vida dos Sem-Facção.

O relacionamento de Tris e Quatro também evolui bastante. Para mim, no primeiro livro o namoro deles era um pouco frio, baseado apenas na admiração e atração que um sentia pelo outro, sem ter aprofundado nos sentimentos românticos em si. Aqui ocorrem mais brigas e momentos carinhosos, dando maior sensibilidade ao relacionamento.

Fiquei louca de raiva em algumas partes, louca por informações em outras, com a cabeça fervendo e principalmente, desesperada por informações ao terminar a leitura. Adorei Divergente, mas Insurgente é muuuito melhor! E Veronica Roth sabe realmente como construir uma narrativa instigante e te prender, além de manter seu público doido interessado e curioso.

O que você achou de Insurgente? Supriu suas expectativas? Porque as minhas foram totalmente superadas!

18 comentários

  1. Eu tenho essa serie aqui em casa mas ainda não peguei para ler. Nem assisti os filmes também hehhe. Eu estava muito empolgada, mas dai peguei um spoiler do final da trilogia e fiquei meio desanimada para ler. Que bom que o livro supriu as suas expectativas.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sil!
      Acho que os dois primeiros livros de Divergente são tão bons, que você precisa ler antes do filme. É aquele tipo de livro que é gostoso se surpreender com o que acontece, sabe? Hehe.
      Beijos,
      http://winterbird.com.br/

      Excluir
  2. Acho que Insurgente é meu preferido da série. Não tem aquele clima gostoso de começo que tem Divergente, mas realmente esclarece muita coisa e mostra um perceptível amadurecimento na escrita da Veronica. Adorei o post, beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Isabel!
      Eu concordo plenamente com você, esse é meu livro preferido da trilogia também <3
      Muito obrigada, fico feliz que tenha gostado :D

      Beijos,
      http://winterbird.com.br/

      Excluir
  3. Comprei a trilogia faz pouco tempo e ainda não li, mas estou muito curiosa, parece ser uma história bem legal. Só li uma distopia, A Seleção, por isso estou tão ansiosa por essa leitura, espero gostar do gênero. Beijos!

    http://frases-perdidas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabi!
      Pois leia Divergente sim, e mais distopias! Distopias são amor! Algumas tem elementos parecidos, mas no geral nunca li nenhuma parecida com a outra. Parece que os autores desse tipo de livro são mega criativos!
      Beijos,
      http://winterbird.com.br/

      Excluir
  4. Estou louca para iniciar essa série desde que vi o Trailer de Insurgente, eu olhei o trailer de Divergente e não me chamou a atenção, entretanto o trailer da sequência baaaah me capturou! *-*
    Agora quero muito conferir a história apesar de saber já o básico e os spoiler! jbsdjsjsd ^^
    Ótima resenha! ^^
    Beijocas e até Jéssica! ^^

    http://worldofmakebelieveblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amanda!
      Você precisa ler esses livros SIIIIIIIIM! Ah, acho bom você não ver o filme antes não, pode estragar um pouco sua experiencia com o livro. Aliás, eu odiei o filme :P
      Eu também já sabia muitos spoilers, mas mesmo assim, foi muito bom!
      Beijos,
      http://winterbird.com.br/

      Excluir
  5. Já comprei a série completa, mas ainda não tive tempo de ler, infelizmente. Sua resenha me deixou ainda mais animado. Espero gostar tanto do livro quanto você.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de dezembro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, que feliz que te deixei animado pra ler a trilogia!
      Espero que você goste :D

      Beijos,
      http://winterbird.com.br/

      Excluir
  6. O final de Insurgente é algo de deixar qualquer um doido. Da série, Insurgente é totalmente o meu favorito! Prepare seu coração para Convergente, hein! Hahahaha
    Beijos, Carol. E ah, um Feliz Natal <3
    http://www.pequenaleitora.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol!
      Já li o último livro e puts...... não curti muito o desfecho da história. Mas isso é coisa pra outra resenha, hehe. Insurgente é meu favorito também!

      Beijos,
      http://winterbird.com.br/

      Excluir
  7. Por enquanto só li "Divergente", mas já não vejo a hora de conferir os resto da trilogia! Estou doida para saber mais sobre a situações política das facções (que é o que mais me deixa intrigada), o que irá se suceder depois dos acontecimentos do primeiro livro e, claro, o romance da Tris com o Tobias! Quero saber se alguém vai arrebentar a cara do Marcus, já não vejo a hora de alguém fazer isso com ele, porque né... hehe Adorei a resenha! Bjs
    Jéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi xará!
      Pois é, as situações políticas sempre foram uma das coisas que mais me deixavam curiosas, além de querer saber o que tem no resto do mundo, além de Chicago.
      KKKKKKK Sei lá, eu não odeio taaaanto o Marcus assim... Claro que o que ele fez com a família é impordoável, mas como líder político, acho ele até bom.

      Beijos,
      http://winterbird.com.br/

      Excluir
  8. Já está na minha meta de leitura para 2015 (de preferencia antes do lançamento do filme). Apesar de ter achado Divergente um tanto "confuso", to curioso pra ler esse.


    http://cantinadolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério que achou confuso, Carlos? Mas em que aspecto?
      Ah, espero que você goste mais de Insurgente. Eu particularmente gostei demais!

      Beijos,
      http://winterbird.com.br/

      Excluir
  9. Eu adorei Insurgente, concordo com tudo que você disse na resenha, também achei a Tris mais madura nesse livro.
    Tô com medo de ler o terceiro livro, Convergente, andei recebendo uns spoilers e fiquei com medo de ler hahaah

    Beijos
    Colecionando Primaveras
    Fanpage

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ellem!
      Vou te dizer uma coisa... sabe aquele spoiler? Então, ele infelizmente não é a pior coisa do livro :/ Achei Convergente bem fraco. Mas isso é história para outra resenha, hehe.
      Beijos,
      http://winterbird.com.br/

      Excluir

Deixe aqui seu comentário, dica, sugestão ou resposta ao post.
Um abraço, e volte sempre <3