THE 100: OS ESCOLHIDOS — Kass Morgan


Título: Os Escolhidos.
Trilogia: The 100.
Autor: Kass Morgan.
Editora: Galera Record.
Ano de Lançamento: 2014.
Páginas: 288.
Desde a terrível guerra nuclear que assolou a Terra, a humanidade passou a viver em espaçonaves a milhares de quilômetros de seu planeta natal. Mas com uma população em crescimento e recursos se tornando escassos, governantes sabem que devem encontrar uma solução. Cem delinquentes juvenis — considerados gastos inúteis para a sociedade restrita — serão mandados em uma missão extremamente perigosa: recolonizar a Terra. Essa poderá ser a segunda chance da vida deles... ou uma missão suicida.
Durante uma terrível Guerra Nuclear, a raça humana foi obrigada a fugir para o espaço para sobreviver. Primeiramente formaram diversas comunidades, mas com o tempo só restou uma grande nave, a Colônia, subdividida entre as comunidades de Arcádia, Walden e Phoenix, sendo esta última uma espécie de capital: a mais favorecida, que abriga a alta sociedade e não sofre com os racionamentos como os dois subúrbios, onde a vida não é nada fácil.

Segundo as leis da nave, qualquer adulto que cometa algum crime será executado. Já os jovens menores de 18 anos ficariam Confinados até que atingissem a maioridade e fossem julgados novamente, ganhando assim uma segunda chance. Até que tudo mudou.

Clarke imagina que seu aniversário de 18 anos já chegou, assim como a injeção letal, quando um médico entra em sua cela. Mas para sua surpresa ele trás a notícia de que ela e mais 99 prisioneiros irão para a Terra. Enquanto isso Wells é cobrado pelo seu pai, o Chanceler Jaha sobre explicações para o crime que cometeu. Mas Wells precisava ir a Terra proteger Clarke, e isso é tudo o que explica suas atitudes.

Já na decolagem, Bellamy comete uma loucura para invadir a cápsula de lançamento e ir junto com sua irmã Octavia, a quem jurou proteção. E Glass aproveita toda a confusão para fugir da morte certa na Terra e ir atrás do rapaz que ama, mesmo que seja apenas para dizer suas últimas palavras.

O livro, por ser no ponto de vista dos quatro protagonistas, misturando presente e passado, acaba sendo um pouco confuso, e se tornando uma leitura lenta. Claro que temos acontecimentos surpreendentes, principalmente próximos ao final do livro, em que descobrimos o quão grande é a loucura o amor do Wells pela Clarke, a verdade sobre a prisão de Glass e a história da mãe de Bellamy e Octavia. Mas caso você esteja procurando uma leitura mais animada, Os Escolhidos provavelmente não vai te agradar por completo.

Falando nos personagens, tive uma relação de amor e ódio com eles, assim como tenho na série. Não gosto da Clarke, muito menos do Wells. Mas a Clarke do passado conseguia ser encantadora. Glass sem dúvida é a personagem mais cativante, e Bellamy tem a história mais densa, porém sua própria personalidade foi deixada de lado, para mostrá-lo apenas como um irmão ou filho dedicado.

Na minha opinião Kass Morgan criou uma história incrível, porém não soube explorar todo o seu potencial. É interessante sim conhecer todos os personagens da maneira como foi mostrada no livro, mas ele não deveria ter se prendido tanto a isso. Talvez se a história, a ficção científica, tivesse sido mais explorada, teria conseguido me arrancar as 5 estrelinhas.

- Desculpem pela ausência de posts. Minhas resenhas não andam me agradando por completo, e os problemas da vida pessoal também estão prejudicando minha disciplina com o blog.

4 comentários

  1. Oi, como está?
    The 100 é minha leitura atual.
    Confesso que preferi a série, até o momento.
    O texto é muito vago, a autora não colocar muitos os detalhes, como é exposto na série.
    Apesar de tudo, a série é bem diferente do livro.
    Glass tem sido minha personagem preferida nesse livro <3

    www.enquantoestavalendo.com

    ResponderExcluir
  2. Adorei seu blog...Parabéns :)

    http://segredosdaviana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Parece um livro muito bom, mas essas partes mais lentas não iriam me agradar muito...estou fugindo e livros assim. OMG...mas lá no fundo tenho vontade de ler.
    Beijos!
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem?
    eu ainda não li esta distopia, mas está sim na minha wishlist, pois adoro o gênero. Fiquei com medo de comprar e não gostar, pois a maior parte das resenhas é mediana, então esperarei um pouco mais.

    Adoro seu blog, ele é simples, mas muito charmoso!

    Beijos <3
    http://livros-cores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, dica, sugestão ou resposta ao post.
Um abraço, e volte sempre <3