[Resenha] Pandemônio — Lauren Oliver.


Título: Pandemônio.
Trilogia: Delírio
Autor: Lauren Oliver.
Editora: Intrínseca.
Ano de Lançamento: 2013.
Páginas: 304.
Dividida entre o passado — Alex, a luta pela sobrevivência na Selva — e o presente, no qual crescem as sementes de uma violenta revolução, Lena Haloway terá que lutar contra um sistema cada vez mais repressor sem, porém, se transformar em um zumbi: modo como os Inválidos se referem aos curados. Não importa o quanto o governo tema as emoções, as faíscas da revolta pouco a pouco incendeiam a sociedade, vindas de todos os lugares… inclusive de dentro.

(A resenha contém spoilers do primeiro livro, confira a resenha dele aqui)

Após a perigosa fuga que resultou na morte de Alex, Lena passou dias correndo pela Selva, até que se esgotassem todas suas forças. Mesmo sem nenhuma esperança, foi acolhida por um grupo de Inválidos liderados pela forte e misteriosa Graúna, onde logo se tornou um membro da família.

Tudo isso acarretou em uma grande mudança na personagem: Lena não é mais a mesma. Não só sua fuga, mas também tudo o que ela teve que viver na Selva a modificou. E as circunstâncias acabam fazendo dela uma parte da revolução, mesmo que sem saber ou entender o porquê.

Por instrução dos rebeldes e de Graúna, acaba se infiltrando na ASD (America Sem Delíria), uma instituição que prega que todos devem ser curados, mesmo aqueles que correm risco de morte. O símbolo dessa campanha é Julian, que influenciado pelo pai - o líder do movimento - deseja ser curado apesar de sua saúde frágil. Lena acaba se envolvendo mais do que esperava com a causa, em especial com Julian.

Pra mim é quase impossível falar desse livro sem dar spoilers. Por isso a parte em que 'resumo' a história ficou bem ruinzinha. Mas acontece que esse livro é cheio de surpresas. 

Entendemos a história aos poucos, assim como conhecemos a nova Lena por partes. O livro alterna capítulos entre o "Antes" e o "Agora", onde um relata a vida de Lena na Selva e o outro sua vida como membro da ASD e falsa curada, respectivamente.

Além da vida dela com os Inválidos, o que mais gostei do livro foi a relação dela com Julian. Achei maravilhoso como a Lauren Oliver desenvolveu tudo aquilo, em especial como ela criou a história desse personagem, que me deixou extremamente encantada. Fiquei apaixonada, mil vezes mais do que sequer cogitei ficar pelo Alex!

E tudo no final do livro é surpreendente: o motivo pelo qual ela foi colocada como "espiã" de Julian, suas escolhas, a verdade sobre sua mãe e em especial, o que há por trás da morte de Alex. Nunca, nunquinha eu cogitei esse desfecho para o livro, nunca mesmo! Ah, adianto para vocês que gostam de ler a última página do livro antes de lê-lo por completo: não façam isso em hipótese alguma!

Fiquei tão louca pelo último livro que fui logo comprando Réquiem assim que foi lançado aqui. Apesar dos comentários negativos sobre o livro (não vou dar spoilers pra vocês, mas acabei pegando alguns) eu quero ler tudo aquilo com meus próprios olhos, e tirar as minhas conclusões.

8 comentários

  1. Acredita que abandonei o primeiro livro? Sua resenha me animou a tira-lo da estante, se o segundo é assim, tenho de ler o primeiro logo.
    Alias estou seguindo
    bjs
    http://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa vida! Mas volte a ler sim, vale muito a pena!

      Obrigada pelo comentário!
      http://obsessivejerk.blogspot.com.br

      Excluir
  2. Oi flor!

    Pandemônio não caiu tanto nas minhas graças como Delírio, acho que o nível caiu um pouco de um volume para o outro, mas ainda assim é um bom livro. E sim, o Julian é tudo de bom! Eu gostava do Alex, mas pelo Julian eu me apaixonei perdidamente. Tenho Réquiem na estante, mas ainda não tive coragem de ler por conta dos comentários ruins, não quero me decepcionar.

    Beijos
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério que achou isso Mandy? :/
      Ah eu também, gostei muito mais do Julian. Aquele jeitinho "inocente" dele... awn, ganhou meu coração de cara.

      Obrigada pelo comentário!
      http://obsessivejerk.blogspot.com.br

      Excluir
  3. Olá, minha amiga já leu os dois volumes da trilogia e amou, não tenho vontade de ler, mas sua resenha me deixou bem curioso. Eu vou presentea-la com o terceiro volume da série, Réquiem, espero agrada-la.

    www.marcasliterarias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah Vinicius, dê uma oportunidade para a trilogia, é muito boa!
      Ah, eu aposto que ela vai adorar o presente :D

      Obrigada pelo comentário!
      http://obsessivejerk.blogspot.com.br

      Excluir
  4. uma boa galera fala muito bem sobre esse livro e estou muito ansioso para ler esse livro
    beijos (amei o blog )
    Blog: livro-azul.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que leia logo Lucas, você vai adorar!

      Obrigada pelo comentário!
      http://obsessivejerk.blogspot.com.br

      Excluir

Deixe aqui seu comentário, dica, sugestão ou resposta ao post.
Um abraço, e volte sempre <3