[Resenha] A Escolha — Kiera Cass.


Título: A Escolha.
Trilogia: A Seleção.
Autor: Kiera Cass.
Editora: Seguinte.
Ano de Lançamento: 2014.
Páginas: 352.

A Seleção mudou a vida de trinta e cinco meninas para sempre. E agora, chegou a hora de uma ser escolhida. America nunca sonhou que iria encontrar-se em qualquer lugar perto da coroa ou do coração do Príncipe Maxon. Mas à medida que a competição se aproxima de seu final e as ameaças de fora das paredes do palácio se tornam mais perigosas, América percebe o quanto ela tem a perder e quanto ela terá que lutar para o futuro que ela quer. Desde a primeira página da seleção, este best-seller #1 do New York Times capturou os corações dos leitores e os levou em uma viagem cativante … Agora, em A Escolha, Kiera Cass oferece uma conclusão satisfatória e inesquecível, que vai manter os leitores suspirando sobre este eletrizante conto de fadas muito depois da última página ser virada.

(Tentei não colocar spoilers de nenhum dos outros livros).

Logo no começo de A Escolha, America está decidida entre Aspen e Maxon. Isso me deixou com medo a princípio, pensando que era justamente essa aparente certeza que faria ela escolher o contrário no final. Mas eu estava errada. Por isso, ao contrário do que muitos leitores esperavam ver nesse livro, ele não foca tanto nessa escolha, mas em suas consequências e aquilo que a envolve. 

Acho que Kiera Cass quis encerrar a trilogia com chave de ouro, fazer um livro com aquela carinha de desfecho, mas que ao mesmo tempo nos deixasse com um gostinho de quero mais. E ela conseguiu. Temos surpresas de todos os lados: das Selecionadas remanescentes, da família de America, suas criadas,  dos  rebeldes e seus simpatizantes e também de Aspen.

Ah, Maxon. Como eu procuro alguém como você, e ao mesmo tempo, sou como você. Foram suas falas e seus sentimentos que mais me fizeram chorar nesse livro, e que me fizeram despertar para a falta que eu iria sentir dessa história em minha vida. Sua dedicação, sua solidão... Nossa, tudo isso foi o que mais mexeu comigo nos outros livros, esse não seria diferente.

Foi muito bom ver a evolução de todos os personagens, em especial America. Aquela menina fechada, insegura, durona, evoluiu para uma mulher corajosa e lutadora. Aspen chegou até a ganhar minha simpatia nesse livro, e até Celeste mostrou o quão amável poderia ser.

Se houveram mortes? Sim. Acho que uma em especial foi bastante desnecessária, principalmente àquela altura da história, mas percebi o impacto que a autora desejava que isso tivesse sobre nós leitores, então nem fiquei tão revoltada.

Ai ai.. Não tenho palavras para descrever o quanto esse final da trilogia me encantou! Apesar de eu ter ficado sabendo de diveeeeersos spoilers (e foi esse o motivo de eu correr ler em PDF) a sensação de ler tudo aquilo, o medo que senti em alguns momentos, a insegurança... Enfim, apesar de tudo, os spoilers imensos que eu li não prejudicaram em nada a leitura do livro (claro que tiraram de mim o elemento surpresa, mas o impacto esteve sim presente). Acho que grande parte disso se deve a escrita maravilhosa e envolvente da Kiera Cass. Mulher, faça o favor de escrever outros  livros logo, com certeza comprarei todos!

Acho que deu para perceber que achei o final foi maravilhoso, né? Tanto no que se diz respeito a escolha de America quanto aos acontecimentos mais drásticos. Lógico que a revolução em sí não é nada comparada ás de outras distopias (apesar de ter muitas emoções referentes aos rebeldes nesse livro), mas afinal, esse nunca foi o foco da história mesmo.

Em suma, A Escolha foi tão bem escrito e empolgante quanto eu esperava! Mesmo não tendo ficado surpresa com nada por causa dos spoilers que postaram na internet, eu achei esse final tudo, TUDO de bom!

5 comentários

  1. To tão surpresa com sua resenha que nem sei o que falar. Eu peguei infinitos spoilers sobre esse final, toda hora perguntava a alguém sobre o que tinha rolado e perdi totalmente a vontade de ler, afinal parecia tudo tão forçado algumas coisas que disseram. Mas aí é a segunda resenha 5 estrelas que leio e me pergunto como isso pode ter acontecido.
    Acabei de comprar o livro, por sinal.
    Hahahahahaha

    Adorei a resenha, Jess!

    Beijos
    http://interacaoliteraria.com/

    ResponderExcluir
  2. Preciso muito ler esse livro, já li os dois primeiros da serie e eles estão na minha listinha de favoritos e não vejo a hora de conhecer o final e saber com quem America vai termina. É bom enfim uma resenha que fale positivo do final, algumas outras que eu li descreviam o final como sem graça e coisas do gênero...

    Visite o blog "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  3. Oi Jess, tudo bem?

    Passei pra dizer que amei seu blog, já estou seguindo *-*
    E também que infelizmente não vou ler sua resenha, eu gostei MUITO dessa série, mas ainda não cheguei nesse livro... Morro de medo de spoiler e quero muito começar a ler A Escolha sem nem ter noção do que vai ter no livro haha

    Beijos
    http://www.estantedasfadas.com.br/

    ResponderExcluir
  4. OI!
    Esse é o livro do momento, com certeza!
    E foi bem legal saber que você achou o final maravilhoso porque ainda não li nenhum deles e, se o final é bom, me dá mais vontade de iniciar...rs :)
    Adorei o blog! Estou seguindo!
    Bjs, Lu
    http://resenhasdalu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. omg estou tãão ansiosa para ler o livro, acho que vou pirar quando eu terminar haha
    Flor, seu blog é muito fofo <3 Comecei um blog, ele é básico mas fiz um muito amor, dá uma visita? Beijos
    www.doceliterario.wordpress.com

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, dica, sugestão ou resposta ao post.
Um abraço, e volte sempre <3