[Big Review] Doctor Who (2005) ▬ 1ª temporada.

 
Sinopse: Rose tinha uma vida normal: vivia com sua mãe, tinha um namorado e trabalhava em uma loja de roupas… até que o lugar foi explodido por manequins de plástico. No meio dessa confusão, ela conhece o Doutor, um homem misterioso que viajava pelo tempo e espaço em uma cabine azul. O que ela não esperava era acabar viajando com esse homem misterioso. Para o Doutor, Rose era sua tentativa de aproximar mais da humanidade e tentar esquecer cicatrizes de uma grande guerra. 

Há muito tempo sentia vontade de assistir Doctor Who, não só pelos comentários positivos que lia por aí, ou pelo imenso número de fãs que a série tem mundo a fora, mas principalmente pelo fato dela ser um dos marcos da história britânica e da ficção científica. Mas algo sempre me impediu de começá-la: não ia com a cara do 9th Doctor (esse da foto acima). 

Descobri então que haviam três maneiras de começar: pela série antiga (o que estava fora de cogitação, já que os primeiros episódios datam da década de 60 e tem mais de 26 temporadas); pela primeira temporada da série atual ou pela 5ª temporada, quando entra o 11th Doctor, interpretado por Matt Smith. Maaas eu queria ver o 10th Doctor, que ficou na série durante as temporadas 2, 3 e 4, interpretado pelo David Tennant. 

O que eu resolvi então? Tomar coragem e começar da primeira temporada da nova série, com aquele Doutor que eu não ia com a cara, e com o pensamento de "vou aguentá-lo só por uma temporada". Imaginem então o tamanho da surpresa que tive ao me encantar e apaixonar pelo 9th Doctor quase de cara! Engraçado, irônico, perspicaz e fantastic, não teve como resistir aos encantos e sorrisos dele.


Os Personagens:
Rose é uma jovem comum de 19 anos que sempre sentiu-se frustrada pela sua rotina nada emocionante, por isso não pensa duas vezes quando o Doutor a convida para ser sua acompanhante. É meio irritante, principalmente com sua mania de tentar interferir em tudo e acabar se metendo em encrenca, ou fazendo tudo errado. Mas ao mesmo tempo consegue ser cativante e esperta, estando sempre pronta para ajudar quando o Doutor precisa. Um dos episódios mais emocionantes da temporada envolveram a história dela, e acho que a partir daí comecei a gostar mais da personagem.

O Doctor... Ah, esse é aquele tipo de personagem que consegue te cativar em poucos segundos, com apenas uma frase ou um sorriso no rosto. É extremamente misterioso, e vamos conhecendo-o aos pouquinhos durante os episódios (e mesmo assim não conhecemos muito sobre o passado dele). Em alguns momentos é chamado de covarde e de assassino por seus inimigos, mas demonstra sensibilidade e arrependimento por coisas que fez em seu passado, e está disposto a tudo para salvar os habitantes do universo, em especial a humanidade. 

Nessa temporada são recorrentes também Jackie, a mãe de Rose e extremamente implicante com o Doutor; Mickey, o namorado que no começo só atrapalha, mas em alguns episódios é de extrema importância; E os Daleks, rivais dos Time Lords e motivo da extinção da raça do Doctor.


Daleks.
A História:
Durante essa temporada somos introduzidos aos poucos no universo dos Time Lords (Senhores do Tempo), uma raça - da qual o Doctor é o último sobrevivente - que adquiriu o poder de viajar e manipular o tempo e o espaço. No decorrer dos episódios descobrimos também que esta raça foi exterminada durante a Última Grande Guerra do Tempo pelos Daleks, que supostamente também haviam sido extintos.

Doctor e Rose viajam para o passado  - chegando a conhecer o autor Charles Dickens e a Segunda Guerra Mundial - e para o futuro - como o dia da destruição da Terra pelo Sol e o ano 200.000 - sempre encarando ameaças que buscam destruí-los ou à todas as coisas vivas. Além disso, o mistério principal da série nesta temporada envolve o nome Bad Wolf, que coincidentemente aparece em todos os lugares para onde Doctor e Rose vão.

1x09 - Empty Child: Sem dúvidas, o melhor episódio.

Opinião Geral:
A série só engrena a partir do episódio 08, tendo a partir daí uma sequencia de episódios maravilhosos. O melhor de Doctor Who é que ele mistura mistério, comédia e emoção em apenas uma fórmula. Acho que isso que o torna uma ficção científica única e tão amada mundialmente. 

Apesar dos efeitos especiais toscos (por favor, é 2005 e a verba da série também não era tão grande), consegue passar um quê de realidade em seus roteiros. E apenas com uma temporada nos faz ficar com aquela vontade de entrar na Tardis e viajar por aí.

Minha avaliação: 4,5 / 5



11 comentários

  1. Não conhecia essa série
    Mas gostei bastante do post, apesar de não ter me chamado atenção

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Angela!
      Fico feliz que tenha gostado do post!
      Espero que as próximas reviews te deixem mais curiosa para com a série, hehe.

      Beijinho!
      http://obsessivejerk.blogspot.com.br

      Excluir
  2. Acredita que nunca vi essa série??? Já ouvi falar, mas nunca tive curiosidade de assistir. Talvez seja pela falta de tempo, não sei... =P

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kel!
      Eu acredito, porque eu também nunca tinha assistido, haha.
      Mas quando tiver tempo, assista! É muuito boa!

      Um beijo!
      http://obsessivejerk.blogspot.com.br

      Excluir
  3. Louca pra assistir, *-* Dá uma passadinha no meu blog, tem look do dia! Vem ver <3
    www.blogdayararamos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assista logo Yara, você não sabe o que está perdendo, hahaha *risada do mal*

      <3
      http://obsessivejerk.blogspot.com.br

      Excluir
  4. Apesar de todos os comentários animados sobre a série eu ainda não vi, o que é uma pena, entretanto me animei com sua review, quero ver em breve, mesmo com os efeitos toscos.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Inês!
      Pois assista logo, tu não sabe o que está perdendo!
      Te garanto que apesar dos efeitos toscos, a série tem muita qualidade e é apaixonante!

      Um abraço.
      http://obsessivejerk.blogspot.com.br

      Excluir
  5. Eu já ouvi muito falar dessa série mas nunca tinha parado para ler sobre o que falava. Parece ser muito legal, se eu tivesse mais tempo eu com certeza baixaria para ver. Mas vou indicar para um amigo meu que ama ver séries hehe Adorei o blog, seguindo!

    Vem conhecer o Café Com Babis (:

    ResponderExcluir
  6. Os efeitos não eram toscos de propósito não. Era falta de orçamento mesmo.
    Depois melhora.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, dica, sugestão ou resposta ao post.
Um abraço, e volte sempre <3