Resenha: Delírio - Lauren Oliver.

Título: Delírio.
Autor: Lauren Oliver.
Editora: Intrínseca.
Ano de Lançamento: 2012.
Páginas: 352.


Muito tempo atrás, não se sabia que o amor é a pior de todas as doenças. Uma vez instalado na corrente sanguínea, não há como contê-lo. Agora a realidade é outra. A ciência já é capaz de erradicá-lo, e o governo obriga que todos os cidadãos sejam curados ao completar dezoito anos. Lena Haloway está entre os jovens que esperam ansiosamente esse dia. Viver sem a doença é viver sem dor: sem arrebatamento, sem euforia, com tranquilidade e segurança. Depois de curada, ela será encaminhada pelo governo para uma faculdade e um marido lhe será designado. Ela nunca mais precisará se preocupar com o passado que assombra sua família. Lena tem plena confiança de que as imposições das autoridades, como a intervenção cirúrgica, o toque de recolher e as patrulhas-surpresa pela cidade, existem para proteger as pessoas. Faltando apenas algumas semanas para o tratamento, porém, o impensado acontece: Lena se apaixona. Os sintomas são bastante conhecidos, não há como se enganar — mas, depois de experimentá-los, ela ainda escolheria a cura?

Sempre tive a curiosidade de ler esse livro, mas nunca comprei porque sempre achei muito caro, hehe. Mas quando foi anunciado que a Emma Roberts participaria da série baseada neste, não resisti e comprei assim que achei com um descontinho. Mas como alegria de pobre dura pouco, o piloto da série não foi aceito pela FOX e adeus Emma como Lena. Isso me desanimou super, mas depois que a Paula leu e disse que o final e a sequência eram maravilhosos, tomei vergonha na cara e peguei pra ler. E não é que me surpreendi?

Lena é uma garota de 17 anos que conta os dias para alcançar a maioridade, data em que poderá ser Curada. A história de sua família foi marcada pela doença (Amor Delíria Nervosa), tendo afetado várias mulheres da família inclusive sua mãe, que se matou ao pular de um penhasco pois não aguentava mais a ausência de seu marido, que havia falecido anos antes.

Mas tudo isso está no passado, um passado que Lena acaba sempre remoendo. A morte de sua mãe e o medo de contrair a doença dominam sua mente durante boa parte do dia. 

Tudo começa a mudar quando os Inválidos (aqueles que moram na Selva e nunca foram curados) realizam um ataque no dia de sua avaliação para a Cura e Lena vê um rapaz, provavelmente membro do grupo, observando-a e não para mais de pensar nele.

Para agravar a situação, sua melhor amiga Hana sempre interessou-se pelo assunto e teve muita curiosidade com relação aos Inválidos. E ao que Lena constata, quando mais próxima sua avaliação, mas esta age de modo estranho, ouvindo músicas proibidas, saindo depois do toque de recolher e frequentando festas de gosto duvidoso. Apesar do medo, Lena tenta ajudar Hana e acaba tornando-se parte deste "mundo" até então desconhecido por ela.

Devo parar por aqui porque gostei TANTO do livro que tá difícil não soltar alguns spoilers, haha. O negócio é que a partir de certo ponto os acontecimentos se tornam completamente inesperados e surpreendentes. O final então... Minha nossa! Estou louca de curiosidade para saber o que aconteceu com o Alex, se aconteceu o que eu acho que aconteceu com ele.
 
Pra agravar a situação, li o comecinho de Pandemônio que veio junto com o livro... Sinceramente achei decepcionante o que aconteceu com a Lena. Mas mesmo assim, preciso desse livro o mais rápido possível!
 
Ah, uma coisa que gostei muito também foi a narração da Lauren Oliver. Sua maneira de transmitir os sentimentos da Lena através da escrita chega a ser incômoda de tão boa! Por exemplo, no começo do livro eu fiquei extremamente agoniada! Mas acho que era mais ou menos isso que a personagem sentia. E quando ela estava feliz, a escrita da autora também transmitia essa felicidade... Ai ai, adorei!
 
Ah pessoinhas, desculpem o sumiço. Estou planejando algumas mudanças para o blog  mas precisava postar essa resenha antes, então vocês podem notar que ela foi meio que feita ás pressas, hehe.
 
Já leram Delírio? O que acharam?
Ansiosos para ler Pandemônio?

Um comentário

  1. Só ouço elogios desta serie e estou doida para começar a leitura, já tenho os dois primeiros e vou esperar lançar o próximo para começar *.* pois cada vez que leio uma resenha fico mais encantada com a historia Parabéns.

    Bjs
    http://meupassatempoblablabla.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, dica, sugestão ou resposta ao post.
Um abraço, e volte sempre <3